Os jogadores do Náutico já estavam nos vestiários depois do empate diante do CSA pela última rodada da Série B de 2020. Mas, distante dali, na Arena Condá, em Chapecó, ainda havia jogo. Eram 51 minutos do 2º tempo quando Anselmo Ramon cobrou um pênalti com uma cavadinha para fazer o terceiro gol da Chapecoense sobre o Confiança. Gol que invertia as duas primeiras posições do campeonato e dava ao clube catarinense o inédito título da segunda divisão. Mas as consequências não terminavam ali. Em efeito dominó, aquele gol no último instante, significou também o fim das chances do Náutico disputar a Copa do Brasil em 2021.
Será a primeira vez desde 2004 que o alvirrubro fica fora da segunda maior competição nacional. Um vazio depois de 16 anos de regularidade – justamente em uma temporada onde o clube também não disputará a Copa do Nordeste. Prejuízo considerável nas receitas. Assim, em 2021, o Náutico estará presente apenas no Campeonato Pernambucano e na Série B.
A relação direta entre o título da Chapecoense e a oficialização da não classificação do Náutico na Copa do Brasil está no fato de, agora, o América/MG – vice-campeão da Série B – ficar com uma das vagas de Minas Gerais, empurrando o Cruzeiro para o grupo dos 10 times que se classificam pelo ranking da CBF. Por isso, o título do América/MG na Série B era um dos pontos fundamentais da complexa combinação de resultados em diversas competições – incluindo séries A e B, Copa Verde e Campeonato Goiano – que poderiam colocar o Timbu no grupo dos classificados via ranking.
Neste momento, já existem dez clubes acima do Náutico no ranking da CBF que não podem se classificar de outra forma e, assim, precisarão das vagas via ranking para disputar a competição: Cruzeiro, Sport, Vitória, Avaí, Paraná, Figueirense, Juventude, Londrina, Oeste e Brasil/RS.
-
Pernambucano4 horas atrás
Náutico confirma retorno do volante Luiz Henrique
-
Santa Cruz1 hora atrás
Técnico do Santa espera por reforços para aguentar sequência de jogos
-
Sport7 minutos atrás
Alvo do Sport, Barcia aguarda direção para ampliar vínculo até o meio de 2022
-
Fortaleza5 horas atrás
Presidente do Fortaleza promete reformulação no elenco para 2021
-
Pernambucano2 horas atrás
Jogos do Pernambucano têm horários alterados para atender ao decreto do Governo
-
Sport3 horas atrás
Marquinhos sofre fratura e ficará afastado por até dois meses
-
Paraibano6 horas atrás
Botafogo-PB anuncia retorno do atacante Rafael Oliveira
-
Sport8 horas atrás
Sport dará recesso para atletas que tiveram mais ‘minutagem’ na temporada
Ruan Carlos Oliveira de Lima
30 de janeiro de 2021 a 07:32
Pessoal, o ranking utilizado será o de 2020 ou o de 2021? Não acho que essa matéria está correta.
Ruan Carlos Oliveira de Lima
30 de janeiro de 2021 a 07:36
Acho que vocês erraram. Na atualização do Ranking de 2021 o Náutico passará algumas dessas equipes. O Atlético-MG vai para a Liberadores e, consequentemente, a vaga do Campeonato Mineiro irá para o Cruzeiro. Vocês estão criando pauta e dando barrigada.
João
30 de janeiro de 2021 a 16:20
Era irrelevante pro Náutico o América-MG ganhar o título, gente. Basta o Atlético-MG se classificar pra libertadores (o que vai acontecer) que o Cruzeiro assume a vaga pelo estadual do mesmo jeito.
Pedro Alvirrubro
1 de fevereiro de 2021 a 17:33
Não concordo com o levantamento do NE45, o Náutico ainda tem chances sim de disputar a Copa do Brasil. Por exemplo, Minas Gerais tem direito a 4 vagas (todas pelo campeonato mineiro):
1°-Atlético-MG
2°-Tombense
3°-América-MG
4°-Caldense
Se o galo se garantir pra Libertadores, ele abdica da vaga pelo Estadual, e abre uma vaga na CB pro 5° colocado, justamente o Cruzeiro. Isso abre uma vaga pelo ranking da CBF. Abraço.