conecte-se conosco

ClubesCopa do NordesteEstadosNáuticoPESportÚltimas

Náutico volta ao Nordestão e PE é o único estado com 100% das vagas definidas; veja cenário dos clubes

Foto: Tiago Caldas/CNC

Publicados

em

Na noite da última segunda-feira, após a vitória por 1 a 0 do Sport sobre o Salgueiro, na Arena Pernambuco, a Copa do Nordeste conheceu seu 12º integrante dos 20 times representantes na edição do próximo ano: o Náutico.

Isso porque o Timbu, que disputará a final com o Leão – já garantido previamente no torneio em 2022 por ser o melhor ranqueado do estado – ultrapassou o Santa Cruz no ranking de clubes da CBF, assegurando uma vaga no Regional nas ocasiões em que o Rubro-negro for campeão pernambucano ou em que o próprio Alvirrubro conquiste a taça, herdando assim a segunda vaga. Cenário este que só foi possível, naturalmente, com ambas as equipes chegando à finalíssima do Estadual. O que ocorreu.

A destacar que Pernambuco é o único estado dentre os nove da região que já tem 100% das vagas para a Copa do Nordeste definidas, uma vez que a federação caiu posições no ranking e perdeu uma vaga – antes tinha três.

O oposto vivido pelo estado cearense que, assim como a Bahia, melhor colocada no ranking, terá três vagas para a disputa da Lampions. Bahia e Ceará, inclusive, são os únicos clubes já garantidas diretamente na fase de grupos do Regional, ao lado de Náutico e Sport.

Correndo por fora, Sampaio Corrêa, Altos, ABC, Botafogo-PB e CSA, melhores ranqueados dos respectivos estados, entrarão pelo menos na seletiva classificatória do Regional, uma vez que, em caso de possível perda de título estadual, ainda assim herdam a vaga na edição do Nordestão do próximo ano. Fora da decisão por título do Sergipano após ser superado pelo Sergipe nas semis, o Confiança entrará na fase pré.

Cenário que é um pouco diferente do vivido por Fortaleza e Vitória, segundo melhores posicionados de estados que tem direito a três vagas. Como os melhores ranqueados do Ceará e da Bahia são Ceará e Bahia, Fortaleza e Vitória vão para fase de grupos se foram campeões estaduais (o Vitória já não pode porque foi eliminado ainda na primeira fase do Baiano) se o maior rival de ambos for campeão. Se der qualquer outra equipe que não seja o maior rival, aí vão disputar a fase pré.

Já garantidos na Copa do Nordeste 2022


Maranhão
Sampaio Corrêa (entra na fase de grupos se for campeão estadual ou na fase pré se perder o título para o Moto Club)

Piauí
Altos (entra fase de grupos de for campeão piauiense ou na fase pré se perder o título)

Ceará
Ceará (já garantido na fase de grupos)
Fortaleza (entra fase de grupos se for campeão ou na fase pré se um outro time que não o Ceará for campeão)

Rio Grande do Nordeste
ABC (entra fase de grupos de for campeão ou fase pré se o Globo for campeão)

Paraíba
Botafogo-PB (entra fase de grupos se for campeão e fase pré se não for)

Pernambuco
Sport e Náutico (já garantidos na fase de grupos)

Alagoas
CSA (entra na fase de grupos se for campeão e na fase pré se for vice)

Sergipe
Confiança (entra na fase pré)

Bahia
Bahia e Vitória (Bahia já garantido na fase de grupos e Vitória entra na pré se o Bahia não for campeão)

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending