conecte-se conosco
Ceará x Grêmio Ceará x Grêmio

CECearáSérie AÚltimas

Ceará marca no fim e vence o Grêmio em estreia na Série A

Foto: Felipe Santos/ Ceará SC

Publicados

em

Estreia com o pé direito. Com Jorginho em grande tarde e mesmo repleto de reservas, o Ceará venceu o Grêmio por 3 a 2 na Arena Castelão, pela abertura da Série A. O Vozão chegou a construir o resultado ainda no primeiro tempo, com Cléber e Rick, mas os gaúchos diminuíram no final dos primeiros 45 minutos, com golaço marcado por Vanderson. Na volta para a etapa complementar, o Tricolor deixou tudo igual no Castelão com Ricardinho, mas Jorginho, destaque do confronto, marcou o gol da vitória alvinegra no Brasileiro.

Com o resultado, a equipe comandada por Guto Ferreira diminuiu um pouco da pressão pelas eliminações recentes na Sul-Americana e o vice no Cearense, e retoma confiança para o duelo importantíssimo que terá na quarta-feira, diante do Fortaleza, pela Copa do Brasil.

Na tabela, o Ceará figura em segundo lugar, empatado em número de pontos com Bahia, Fortaleza e Flamengo. Na próxima rodada da Série A, o time volta a campo contra o Santos, na Vila Belmiro, no sábado (5).

Ceará tem dificuldade no início, mas encontra espaços e sai na vantagem

Repleto de jogadores poupados por causa da decisão contra o Fortaleza pela Copa do Brasil na quarta-feira, o Ceará encontrou poucos espaços no início do jogo, apresentando uma certa dificuldade para encaixar na transição ofensiva, muito em parte pela marcação bem feita exercida pelo Grêmio. Até os 36 minutos, quando o Vozão foi avassalador nas oportunidades que construiu, abrindo o placar com Cléber.

O atacante recebeu bola na entrada da área, finalizou, mas o chute acabou desviando na barreira dos gaúchos e morreu no fundo das redes de Brenno. Minutos depois, desta vez em grande jogada de contra-ataque puxada pelo próprio Cléber – e quando o Alvinegro, por muito pouco, não fez o 2 a 0 já antes, em chance perdida por Saulo Mineiro -, o Ceará não perdoou. Rick recebeu passe de Pedro Naressi, puxou para o meio na entrada da área e finalizou no canto.

Tenta fazer o 3 a 0, mas para em Brenno e é castigado com um golaço de Vanderson

Ainda no final do primeiro tempo, o Ceará seguiu no páreo, empurrando o Grêmio para seu campo de defesa e, se não fosse a grande defesa de Brenno, o Alvinegro teria saído com uma vantagem ainda maior para os vestiários. Jorginho passou pela defesa gaúcha e cruzou para Cléber, que cabeceou no canto, mas o arqueiro se esticou todo para salvar. E aí, na conta da qualidade técnica individual de seus jogadores, que pouco tinham feito até aqui, o Tricolor diminuiu a vantagem, em linda jogada do garoto Vanderson. O lateral direito se livrou de dois marcadores do Ceará para vencer João Ricardo e fazer o 2 a 1 no Castelão.

Na volta, Ceará tem três minutos de desatenção e sofre o empate

Mas a vantagem construída na primeira etapa pelo Ceará ruiu em exatos três minutos. Isso porque depois de quase empatar logo no primeiro minuto do segundo tempo com Ricardinho, o atacante não desperdiçou na segunda oportunidade que teve. Após cruzamento de Cortez na esquerda, Ricardinho finalizou de carrinho para deixar tudo igual no Castelão.

A partir daí, o Ceará passou a apostar na velocidade de seus contra-ataques e em finalizações de fora da área, como aconteceu com Rick, enquanto o Grêmio chegava com bem mais facilidade na defesa alvinegra com a bola no pé, sobretudo com as chegadas de Cortez. Em duas delas, os gaúchos ficaram muito perto de virar o placar, principalmente com a finalização de Léo Chú, mas Vinícius fez um milagre e salvou.

Mas Jorginho brilha e garante a vitória nos acréscimos

E, com o jogo em aberto, prevaleceu o oportunismo. E Jorginho, um dos nomes do Ceará na partida, foi mais feliz. Após colocar bola na trave nos acréscimos, a bola sobrou para o meia, que finalizou de fora da área para fazer o 3 a 2 e decretar o triunfo do Vozão na Série A. A estreia com o pé direito.

Ficha do jogo

Ceará 3

João Ricardo (Vinícius Machado), Buiú, Messias, Gabriel Lacerda e Kelvyn; Oliveira, Pedro Naressi (Charles) e Jorginho; Saulo Mineiro (Yony González), Cléber (João Victor) e Rick (Endson). Técnico: Guto Ferreira.

Grêmio 2

Brenno, Vanderson, Pedro Geromel, Ruan e Diogo Barbosa (Cortez); Thiago Santos, Lucas Silva (Jean Pyerre) e Matheus Henrique; Léo Pereira (Jhonata Robert), Ricardinho e Léo Chú (Guilherme Azevedo). Técnico: Tiago Nunes.

Local: Arena Castelão
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes:
Daniel Henrique da Silva Andrade (DF) e José Reinaldo Júnior (DF)
Gols:
Cléber (C), aos 36 do 1T, Rick (C), aos 41′ do 1T, Vanderson (G), aos 49′ do 1T, Ricardinho (G), aos 3′ do 2T, Jorginho (C), aos 481 do 2T.
Cartões amarelos:
Geromel (G), Thiago Santos (G), Messias (C), Buiú (C), Charles (C).

Ouça a partir do minuto 46′:

Trending