conecte-se conosco
Gil, ex-participante do BBB, foi recebido na Ilha do Retiro na última quarta-feira (12) Gil, ex-participante do BBB, foi recebido na Ilha do Retiro na última quarta-feira (12)

PESportÚltimas

Conselho do Sport forma Comissão de Ética que analisa fala homofóbica contra ex-BBB Gil

Órgão recebe nos próximos dias o pedido de exclusão de conselheiro

Foto: Anderson Stevens/ Sport Recife

Publicados

em

O Conselho Deliberativo (CD) do Sport definiu, em reunião ordinária na noite da última terça-feira, o Conselho de Ética para o biênio 2021-2022. O comitê, composto por cinco membros, será responsável por avaliar o pedido de exclusão do conselheiro Flávio Koury, que reproduziu falas homofóbicas contra o ex-BBB Gilberto.

LEIA: Sport inicia negociação para ampliar vínculo do volante Ricardinho
LEIA: Rentería falta treino, solicita saída e Sport encaminha rescisão
LEIA: Exame confirma lesão e Thiago Neves vira desfalque no Sport

Agora, os integrantes da Comissão de Ética vão definir o organograma do órgão e, em seguida, receber a solicitação do conselheiro Romero Albuquerque, que protocolou a denúncia. Algo que deve ocorrer nos próximos dias, de acordo com o presidente do CD, Pedro Lacerda. 

LEIA: MP investiga Sport após conselheiro reproduzir fala homofóbica contra o ex-BBB Gil

“Vem agora uma parte burocrática interna, que até sexta terminamos de nomear a comissão. E remeto por ofício na próxima semana a representação de Romero”, explicou.

LEIA: Sport usa cores da bandeira LGBT na faixa de capitão e homenageia Gil nas camisas

Recebida a denúncia, a Comissão de Ética tem 30 dias para analisar o pedido, que pode ser prorrogado por mais um mês. Já Flávio Koury, na sequência, terá 15 dias para apresentar uma defesa ao comitê.

Quando tudo isso for feito, o plenário do Conselho Deliberativo fará uma análise da apresentação na sessão subsequente e uma votação na reunião posterior. O CD do Sport se encontra sempre às segundas terça-feiras de cada mês.

VÍDEO: Jogadores do Sport comemoram gol com dança em homenagem ao ex-BBB Gil

Compõem, aliás, a Comissão de Ética, os seguintes integrantes: Fernando Pessoa (advogado), Silvio Neves Batista (advogado), Arsênio Meira de Vasconcelos (advogado), Paulo Belfort (advogado) e Marcílio Paraíso (engenheiro) – os três primeiros foram escolhidos por Pedro Lacerda, enquanto os outros dois foram indicados por ele e decididos em votação unânime (91 votos) do plenário. Todos eles, inclusive têm passagens como dirigentes e serviços prestados ao clube.

O que diz o estatuto?

Pelo estatuto atual do Sport, um sócio ou conselheiro só poderá ser excluído do quadro, entre outras coisas, caso “seja condenado em ação penal transitada em julgado, com pena de exclusão por ato desabonador” ou cometa “faltas graves contra interesses superiores ao Sport como: a) faltar com decoro social no recinto do clube ou do estádio. b) atentar contra a imagem do Sport, ou membros de sua administração, da sua equipe técnica, ou dos seus atletas. c) ser judicialmente condenado mais de uma vez, no espaço de cinco anos, por infração praticada na Ilha do Retiro, tipificada como tumulto, porte ou tráfico de drogas proibidas.

O caso

As falas de Flávio Koury vieram à tona em áudios que circularam na última sexta-feira nas redes sociais, o que gerou várias repercussões. Rapidamente, torcedores do Sport lançaram uma campanha pedindo a extinção do conselheiro do quadro do Deliberativo, algo que não foi descartado por Pedro Lacerda.

Além disso, em nota oficial, o clube prometeu providências sobre o ocorrido. E, fora os poderes do Sport, quem também se manifestou foi o capitão, Patric, que publicou vídeo em apoio a Gil do Vigor.

Por fim, mais recentemente, no clássico contra o Náutico, o Sport utilizou as cores da bandeira LGBT na braçadeira de capitão, em apoio à luta, além do nome ‘Do Vigor’, apelido de Gil, nas camisas de todos os jogadores no clássico. Na celebração do gol do Leão, inclusive, os jogadores comemoraram com a dança ‘tchaki-tchaki’, característica de Gilberto.

Continue lendo
1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending