conecte-se conosco

CECearáSérie AÚltimas

Técnico mais longevo na Série A, Guto completa um ano da sua estreia pelo Ceará

Publicados

em

No campo minado que é o futebol brasileiro, marcado sempre pela cobrança por resultados, a alta rotatividade dos técnicos nos clubes é uma das consequências mais diretas. Só no ano passado, 27 treinadores perderam seus cargos ao longo do Campeonato Brasileiro. Por tudo isso, a marca alcançada por Guto Ferreira no Ceará é para ser exaltada.

Nesta terça-feira, o treinador completa um ano da sua estreia pelo Vozão (com uma goleada por 5 a 0 sobre o Barbalha, pelo Campeonato Cearense). Com isso, atualmente, o técnico é o mais longevo entre os 20 times que disputam a Série A de 2021.

Ao todo Guto Ferreira soma 91 jogos a frente do Vozão, com 39 vitórias, 27 empates e 25 derrotas, um aproveitamento de 52,7% dos pontos disputados. Com o técnico, o Ceará marcou 133 gols e sofreu 96.

Vale lembrar que o treinador foi anunciado pela diretoria alvinegra em março, em substituição a Enderson Moreira, porém precisou esperar quatro meses para poder fazer sua estreia por conta da paralisação do futebol devido à pandemia do novo corornavírus.

Nesse período com o Ceará, Guto Ferreira conquistou o título da Copa do Nordeste de 2020, levou o time às quartas de final da Copa do Brasil também no ano passado e terminou o último Campeonato Brasileiro na 11ª posição, melhor campanha do clube na Série A de pontos corridos, com vaga na Copa Sul-Americana. Além disso, Guto também se tornou o primeiro técnico do Vozão a começar e terminar no comando do clube no atual formato do Brasileirão.

Em alta, ganhou até um bonequinho personalizado do clube, o “Gutinho” e foi um dos modelos da apresentação dos novos uniformes.

Porém, este ano, o treinador também conviveu com turbulências, após perder o bicampeonato da Copa do Nordeste, no Castelão, para o Bahia, ser eliminado na primeira fase da Sul-Americana e amargar dois revezes para o Fortaleza, ao perder o título estadual e ser eliminado da Copa do Brasil para o maior rival.

Na atual edição do Campeonato Brasileiro, o Ceará faz campanha segura na luta contra o rebaixamento, na 11º posição, com 15 pontos. Porém, vem amargando a sombra do excelente momento do Fortaleza, quarto colocado. Mas, apesar de algumas críticas, Guto Ferreira segue com prestígio junto à diretoria alvinegra e firme e forte no comando do Vozão. Atrás de novos recordes pelo clube.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending