conecte-se conosco

CECopa do BrasilFortalezaÚltimas

Histórico recente mostra equilíbrio entre Fortaleza e São Paulo na Copa do Brasil

Leonardo Moreira/FEC; Fellipe Lucena/SPFC

Publicados

em

Nesta quarta-feira, Fortaleza e São Paulo decidem uma vaga na semifinal da Copa do Brasil. Depois de um empate em 2 a 2 no jogo de ida, a definição acabou caindo inteiramente para esta segunda partida. E o histórico recente mostra um equilíbrio grande entre os tricolores.

No ano passado, os dois clubes já se enfrentaram nas oitavas de final do torneio e os dois jogos terminaram empatados, com a vaga sendo definida nos pênaltis, em favor dos paulistas. Desde então, o Fortaleza só teve mais uma disputa de pênaltis, sendo eliminado para o Bahia na Copa do Nordeste, enquanto o São Paulo não disputa esse formato desde então.

Em favor do Fortaleza, pesa o histórico dos confrontos entre Juan Pablo Vojvoda e Hernán Crespo. Com uma vitória do Talleres sobre o Banfield por 3 a 1 no Argentino de 2019 e outra por 1 a 0 do Fortaleza sobre o São Paulo no atual Brasileiro, Vojvoda nunca perdeu para o compatriota, com o empate em 2 a 2 no jogo de ida sendo o terceiro e mais recente embate entre os dois.

Os jogos deste ano também não indicam derrotas leoninas, com essa vitória e esse empate na conta. Antes, porém, um histórico maior mostra ampla vantagem são-paulina, com quatro vitórias, três empates e apenas uma derrota nos jogos desde 2019. O Fortaleza, por exemplo, nunca ganhou do São Paulo duas vezes no mesmo ano.

O momento recente dos clubes também não é favorável há nenhum dos dois. Para o São Paulo, foi apenas uma vitória nos últimos cinco jogos, enquanto o Fortaleza vem de duas derrotas e não vence há seis jogos. A campanha geral do Brasileirão, porém, mostra um cenário bem oposto, com os nordestinos no G4 e os sudestinos logo acima do Z4.

Outro diferencial, também, é a campanha dos dois clubes na Copa do Brasil. Na atual edição, o Fortaleza tem cinco vitórias e dois empates, já tendo eliminado um rival da Série A (Ceará), enquanto o São Paulo, com três triunfos, um empate e uma derrota ainda não teve embates contra nenhuma equipe da elite nacional.

Quanto ao histórico geral na competição, porém, nenhuma das duas equipes têm grandes triunfos. Nos últimos dois anos, o Fortaleza entrou e saiu na fase de oitavas de final, mesma fase das eliminações em 2016, 2012, 2009, 2006, 2004 e 1992. A melhor campanha, ao lado da atual, é o avanço às quartas em 2001.

Para o São Paulo, a semifinal do ano passado é uma das melhores participações na história, ao lado das campanhas de 2015, 2012 e 2002. A eliminação nas quartas aconteceu em 2011, 2003, 2000, 1998, 1995, 1993 e 1990, enquanto o avanço à final – e o vice-campeonato – só aconteceu em 2000. Mesmo com melhores resultados, os bons desempenhos dos paulistas são considerados antigos e insatisfatórios pela torcida.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending