conecte-se conosco

PIPiauienseÚltimas

Federação do Piauí quer arbitral do Estadual para o fim do mês e estuda novo formato de disputa

Divulgação/FFP

Publicados

em

As primeiras definições sobre os rumos do Campeonato Piauiense de 2022 devem ser tomadas ainda neste mês. Com a previsão da Federação de Futebol do Piauí (FFP) em realizar o primeiro arbitral sobre o certame já no fim deste mês de outubro, os representantes dos oito clubes que disputarão a elite se reunião para debater as datas, a presença de público e, claro, o formato de disputa do torneio, que pode ser alterado para a próxima temporada.

Nesta temporada, o Piauiense foi disputado por oito clubes, com turno e returno na primeira fase. Os dois últimos foram rebaixados, enquanto os dois líderes avançaram à final do Estadual, vencido pelo Altos. Esse formato de 16 datas também tinha sido o modelo de disputa do campeonato em 2020.

Agora, há a possibilidade de alteração desse formato. O número de datas ainda não é definido, uma vez que a CBF ainda não oficializou o calendário das competições em 2022, mas a tendência é de que o torneio siga com liberação para acontecer em 16 datas. A partir daí, poderá se repensar o modelo e as datas de disputa.

Outro ponto que será colocado em pauta é o retorno do público aos jogos do Estadual, que não recebe torcedores há dois anos por causa das restrições sanitárias causadas pela pandemia. Agora, a tendência é de flexibilização, uma vez que o Governo do Piauí já liberou os estádio de futebol a receberem 30% da sua capacidade para as partidas.

Com os acessos de Corisabbá e Oeirense, o campeonato de 2022 terá, além desses, 4 de Julho, Altos, Fluminense, Parnahyba, Oeirense e River. Além deles, o Flamengo também tem vaga indicada, mas o clube convive com um problema judicial que o suspendeu das competições oficiais.

Trending