conecte-se conosco

BABahiaCECearáSérie ASportÚltimas

Sport supera 98% de chance de queda; Bahia tem 16% e Ceará está praticamente livre

Em diferentes graus, nordestinos vão para reta final na luta contra Z4; veja

Foto: Anderson Stevens/ Sport Recife, Divulgação/ EC Bahia e Felipe Santos/ Ceará SC

Publicados

em

O Sport vive um drama na reta final do Campeonato Brasileiro e chegou a 98.5%  de probabilidade de rebaixamento, de acordo com o departamento de matemática da UFMG, especialista em cálculos no futebol. O Rubro-negro acumula seis derrotas nos últimos sete jogos e está afundado na zona de rebaixamento da competição.

Além da equipe pernambucana, os outros nordestinos vivem situações mais confortáveis. O Ceará, que venceu o Sport na última rodada, está praticamente assegurado na Série A e tem apenas 0.89% de risco de queda. Já o Bahia possui 16.6% de chance, mas um jogo a menos em relação à maioria dos concorrentes.

Atualmente, o Rubro-negro aparece em 18º lugar, com 30 pontos, seis abaixo do Esquadrão, primeira equipe fora da degola. O agravante do Sport é que tem uma partida a mais disputada que o restantes dos times – duelo adiantado contra o Red Bull Bragantino.

Com 36 pontos na 16ª colocação, o Bahia está empatado com o Juventude, 17º, que tem menos vitórias (nove contra oito), mas o mesmo número de jogos do Tricolor. O Alvinegro, por sua vez, aparece no meio da classificação, em 10º lugar, com 42 pontos, seis acima do alviverde gaúcho, que abre a zona de rebaixamento.

 O Leão, inclusive, precisa de praticamente 100% de aproveitamento nos cinco jogos que faltam – assim, somaria mais 15 pontos e atingiria os 45, número tido historicamente como seguro pela permanência. Já Bahia e Ceará têm missão mais cômoda. Veja a seguir.

Confira, abaixo, o cenário dos três nordestinos contra a queda

Sport

– Pontos: 30
– Risco de queda: 98.5%
– Aproveitamento necessário por margem segura: 100% (vencer cinco de cinco jogos)
Adversários em reta final: Bahia (casa), São Paulo (fora), Flamengo (casa), Chapecoense (fora), Athletico (casa)

Bahia 

– Pontos: 36
– Risco de queda: 16.6% 
– Aproveitamento necessário por margem segura
: 42% (vencer três de sete jogos)
Adversários em reta final: Sport (fora), Cuiabá (casa), Grêmio (casa), Atlético-GO (fora), Atlético-MG (casa), Fluminense (casa), Fortaleza (fora)

Ceará 

– Pontos: 42
– Risco de queda: 0.89%
– Aproveitamento necessário por margem segura: 16% (vencer um de seis jogos)
– Adversários em reta final: Fortaleza (fora), Atlético-GO (fora), Corinthians (casa), Flamengo (fora), América-MG (casa), Palmeiras (fora)

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending