conecte-se conosco
Campeonato Alagoano de 2021 foi vencido pelo CSA Campeonato Alagoano de 2021 foi vencido pelo CSA

ALAlagoanoCRBCSAÚltimas

Campeonato Alagoano 2022 mantém formato, mas terá menos clubes

Publicados

em

A Federação Alagoana de Futebol (FAF) divulgou nesta quarta-feira (17) as mudanças que o Campeonato Alagoano passará para 2022. Os anúncios foram feitos em Conselho Arbitral realizado no Hall da Fama do estádio Rei Pelé, em Maceió. Ficou definido que a competição terá apenas oito equipes. Na edição deste ano, foram nove times participantes.

O formato se mantém em relação ao desta temporada. Os oito clubes jogarão o Campeonato Alagoano entre si em turno único. Depois, quatro equipes se classificam para disputar a semifinal em cruzamento olímpico (1º x 4º, 2º x 3º), em jogos de ida e volta.

Para 2022, o time melhor colocado não terá mais a vantagem do empate nos dois jogos, apenas o de fazer o segundo jogo em casa. Caso aconteçam dois empates ou uma vitória para cada lado com o mesmo resultado, a disputa irá para os pênaltis.

Na final, o critério é semelhante. A equipe melhor colocada (somando também os pontos conquistados na semifinal) ganha a vantagem de decidir em seu mando. Em caso de igualdade nos dois jogos, a decisão será nas penalidades.

O Campeonato Alagoano será disputado entre os dias 19 de janeiro e 2 de abril. Ao fim da competição, apenas uma equipe será rebaixada. Sobre o VAR, a FAF garantiu a utilização apenas na final da competição. Há a possibilidade de ser usado nas semifinais, a depender do custo.

O clube que ganhar o Campeonato Alagoano ganhará uma vaga direta na Copa do Nordeste de 2023 e também irá para a Copa do Brasil, competição que o vice-campeão também terá direito a disputar. O terceiro colocado fará uma espécie de repescagem com o campeão da Copa Alagoas para ver quem leva a terceira vaga da Copa do Brasil que o estado tem direito.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending