conecte-se conosco

Copa do NordestePBÚltimas

Pela primeira vez na história, Paraíba tem três times na fase de grupos do Nordestão

Jhony Pinho/AGIF via Copa do Nordeste; Divulgação/Sousa; Samy Oliveira/Campinense

Publicados

em

A classificação do Botafogo-PB no pré-Nordestão tem um significado histórico para o futebol da Paraíba. Na noite desta quinta-feira, o Belo venceu o Vitória nos pênaltis e se classificou à fase de grupos da Copa do Nordeste, que também terá o Sousa e o Campinense, em uma inédita representação tripla da Paraíba no torneio.

Das 18 edições anteriores da Copa do Nordeste, o estado teve dois clubes em 16 oportunidades e, em 2019 e 2020, foi representado apenas pelo Botafogo-PB, equipe que só ficou de fora da disputa em 2013, ano em que o Sousa fez a sua primeira participação na fase principal da Copa, retornando agora, após nove anos.

Depois do Belo, o time que mais representou a Paraíba no Nordestão foi o Treze, presente em nove edições. Neste ano, o Galo de Campina Grande poderia ter alcançado a 10ª, mas foi eliminado ainda na primeira fase preliminar, com derrota por 3 a 1 para o Floresta.

O Sousa também veio da primeira fase da pré-Copa, deixando ASA, Confiança e ABC pelo caminho. O Botafogo, por sua vez, eliminou Imperatriz e Vitória para selar a vaga.

Com os três representantes, a Paraíba se confirma como estado mais bem representado no próximo Nordestão, ao lado do Ceará, que terá Fortaleza, Ceará e Floresta.

Alagoas, com CSA e CRB; Bahia, com Atlético de Alagoinhas e Bahia; e Pernambuco, com Náutico e Sport, terão apenas dois. Piauí (Altos), Sergipe (Sergipe), Maranhão (Sampaio Corrêa) e Rio Grande do Norte (Globo) serão representados apenas pelos seus campeões estaduais.

Times paraibanos na Copa do Nordeste

1994 – Botafogo e Santa Cruz
1997 – Botafogo e Santa Cruz
1998 – Botafogo e Treze
1999 – Botafogo e Campinense
2000 – Botafogo e Treze
2001 – Botafogo e Treze
2002 – Botafogo e Treze
2003 – Botafogo e Treze
2010 – Botafogo e Treze
2013 – Campinense* e Sousa
2014 – Botafogo e Treze
2015 – Botafogo e Campinense
2016 – Botafogo e Campinense
2017 – Botafogo e Campinense
2018 – Botafogo e Treze
2019 – Botafogo (Campinense caiu na pré)
2020 – Botafogo (Campinense caiu na pré)
2021 – Botafogo e Treze
2022 – Botafogo, Campinense e Sousa (Treze caiu na pré)

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending