conecte-se conosco

BACEConfiançaPBPIRNSESérie CÚltimasVitória

Série C de 2022 pode ter nordestinos no grupo B; veja projeções para as chaves

Lucas Figueiredo/CBF

Publicados

em

Com os encerramentos das Séries B, C e D, a Terceira Divisão de 2022 já tem os seus 20 clubes definidos. Dessa vez, o campeonato terá a presença de nove nordestinos, e a CBF pode ter alguma dor de cabeça para conseguir montar a separação dos dois grupos regionalizados já tradicionais no modelo de disputa do torneio, que seguirá o mesmo que foi aplicado nas duas últimas temporadas.

Na primeira fase, a Série C terá dois grupos de 10 equipes. Os dois lanternas de cada chave vão ser rebaixados à Série D, enquanto os quatro primeiros de cada grupo vão avançar à segunda fase, para brigar pelo acesso em dois quadrangulares.

Neste ano, a divisão regional teve seis clubes do Nordeste, dois do Norte, um de Minas Gerais e um do Reio de Janeiro dentro do grupo A. Neste ano, porém, essa divisão não é possível, uma vez que os clubes nordestinos e nortistas, juntos, já completam 12 equipes.

Isso foi impulsionado pelos acessos de Campinense, ABC e Atlético-CE, além dos rebaixamentos de Clube do Remo, Confiança e Vitóia.

Os grupos da Série C

Assim, o modelo mais provável de divisão é algum parecido com o de 2018, quando a Série C teve 10 nordestinos e os clubes do Norte foram recolocados no grupo B.

Nessa hipótese, o grupo A teria ABC-RN, Altos-PI, Aparecidense-GO, Atlético-CE, Botafogo-PB, Campinense-PB, Confiança-SE, Ferroviário-CE, Floresta-CE e Vitória-BA.

O grupo B, por sua vez, teria Botafogo-SP, Brasil-RS, Figueirense-SC, Manaus-MA, Mirassol-SP, Paysandu-PA, Remo-PA, São José-RS, Volta Redonda-RJ e Ypiranga-RS.

Isso, porém, não é uma certeza. A CBF também pode adotar um modelo mais geográfico, deixando Aparecidense, Confiança e Vitória no grupo B, enquanto Clube do Remo, Manaus e Paysandu apareceriam no grupo A.

Além disso, ainda existe a possibilidade de um sorteio definir as vagas, método que nunca foi adotado desde 2012, quando o atual modelo do campeonato foi adotado.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending