conecte-se conosco
Medalhas Pernambucano Copa do Nordeste Nordestão - Marcelo Bandeira FPF - Lucas Figueiredo CBF Medalhas Pernambucano Copa do Nordeste Nordestão - Marcelo Bandeira FPF - Lucas Figueiredo CBF

Copa do NordesteNáuticoPEPernambucanoSportÚltimas

Pernambucano e Nordestão têm choques de data desde estreia; FPF vê Regional atrapalhando Estadual

Marcelo Bandeira/FPF; Lucas Figueiredo/CBF

Publicados

em

As tabelas do Campeonato Pernambucano e da Copa do Nordeste foram divulgadas nesta quinta. Nas tabelas há choques de data desde as rodadas de abertura, com os dois torneios começando em 22 de janeiro. Isso força que algumas partidas sejam reagendadas, algo analisado com naturalidade pela Liga do Nordeste, mas com tom crítico pela Federação Pernambucana de Futebol (FPF). O presidente da Federação, Evandro Carvalho, inclusive, afirmou que o Nordestão atrapalha o Pernambucano.

“Todo ano tem isso (choque de datas). Desde que teve a decisão judicial para dar as datas para a Copa do Nordeste, tem isso. É um problema sem solução, porque não tem data (…) Com o Pernambucano não há problema nenhum. O Pernambucano é líder de audiência, a maior audiência da (Rede) Globo. O que atrapalha a gente é a Copa do Nordeste mesmo”, afirmou o mandatário da FPF.

Evandro também apontou que os reajustes de calendário são pensados de maneira conjunta, em reuniões da CBF com as nove federações estaduais. Ele também demonstrou temor de que Sport ou Náutico precise fazer mais de um jogo no mesmo dia, algo que já aconteceu com Bahia e Vitória, em anos que a dupla usou times de transição da disputa do Estadual.

“Hoje mesmo teve reunião e toda semana a gente tem reunião com os nove diretores de competição, com a CBF, para tentar fazer o menos ruim. Bom não vai ficar nunca, porque não tem data. É fazer o menos ruim (…) Aconteceu com o Bahia, com o Vitória, de jogar duas vezes no mesmo dia. Até esse ano, ainda não aconteceu de ninguém de Pernambuco jogar duas vezes no mesmo dia, mas é uma possibilidade, também”, disse Evandro.

Esse redesenho coletivo de calendário também foi comentado pelo vice-presidente da Liga do Nordeste, Constantino Júnior. Ele, porém, garantiu que não vai existir cenário para dois jogos no mesmo dia, ainda que acreditando que nem sempre será possível respeitar o prazo mínimo de 66 horas entre as partidas.

“Sabemos que vai ser muito apertado também porque vai ser um ano com Copa do Mundo em novembro, não tem aquela parada no meio do ano, tem que acabar a temporada em novembro. Então com Brasileiro programado para o início de abril, Estadual e Regional tem que acabar até o início de abril. Está existindo esse movimento para que a gente consiga ajustar. Data conflitante existe, mas jogo no mesmo dia não vai existir. Vai ter jogo a cada 48 horas, mas é um ou outro fora do prazo de 66 horas. E já tem uma movimentação da Federação com a CBF para que a gente consiga deixar isso organizado”, afirmou Tininho.

A primeira rodada

Como os dois campeonatos começam no mesmo dia, o Sport tem, para o mesmo fim de semana, jogos contra CRB e Sete de Setembro. O Náutico, por sua vez, tem confrontos iniciais contra Campinense e Ibis na mesma data. Ainda assim, Evandro e Tininho garantiram que os inícios das competições não podem ser antecipados ou adiados.

Assim, algum dos dois jogos deve ser ajustado para poucos dias depois. Isso também vai depender da grade da televisão, com a Rede Globo transmitindo o Campeonato Pernambucano e o SBT com os direitos da Copa do Nordeste. Essa situação foi explicada por Constantino Júnior.

“Não deve haver adiamento, não é algo justo até porque há a questão de grade de TV. Então é algo que temos que ver. Por exemplo, se o jogo de Náutico e Ibis for o jogo da TV pelo Pernambucano, o Náutico começa no dia 22 (no PE) e, na Copa do Nordeste, joga no dia 24. Vai ter alguma inteligência para conseguir ajustar”, afirmou, antes de continuar.

“É questão de bom senso e diálogo entre a Federação e a CBF. A Liga (do Nordeste) facilita, mas o calendário da Copa do Nordeste é com a CBF, é uma competição da CBF. Então teoricamente teria preferência de datas. Mas vai existir um bom senso, não acredito que vá haver problema e vamos conseguir conciliar datas. Não vai ser uma tarefa fácil, mas é possível. Com diálogo, entendimento e bom senso, vamos conseguir resolver”.

Conflitos de datas ou intervalo de 24h para Sport e Náutico

Sport

Copa do Nordeste (22/01 ou 23/01) – CRB x Sport
Campeonato Pernambucano (23/01) – Sport x Sete de Setembro

Copa do Nordeste (29/01 ou 30/01) – Sport x Náutico
Campeonato Pernambucano (29/01) – Retrô x Sport

Copa do Nordeste (05/02 ou 06/02) – Sport x Sousa-PB
Campeonato Pernambucano (04/02) – Sport x Vera Cruz

Copa do Nordeste (12/02 ou 13/02) – Altos-PI x Sport
Campeonato Pernambucano (12/02) – Náutico x Sport

Copa do Nordeste (05/03 ou 06/03) – Bahia x Sport
Campeonato Pernambucano (05/03) – Sport x Santa Cruz

Náutico

Copa do Nordeste (22/01 ou 23/01) – Náutico x Campinense
Campeonato Pernambucano (22/02) – Náutico x Íbis

Copa do Nordeste (29/01 ou 30/01) – Sport x Náutico
Campeonato Pernambucano (28/01) – Sete de Setembro x Náutico

Copa do Nordeste (12/02 ou 13/02) – Náutico x Fortaleza
Campeonato Pernambucano (12/02) – Náutico x Sport

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending