NE45

Sport: Volantes reservas entram bem e Enderson explica disputa na cabeça de área

Volante Felipe em jogo do Sport na Ilha do Retiro

Rafael Bandeira/Sport Recife

Fabinho, Ronaldo, Felipe e Fábio disputam posição

No comando do Sport, Enderson Moreira tem uma base titular traçada há algum tempo, mas uma posição em especial segue tendo maior rotação: a cabeça de área. No sábado (23), quando o Leão venceu o Londrina, quatro volantes foram acionados e receberam elogios do treinador.

Para o jogo, o treinador optou pelo retorno de Ronaldo Henrique aos titulares, no lugar que Felipe, que o substituiu no intervalo e foi destaque. Fabinho, o outro titular, ficou até o fim do jogo, já em trinca de volantes com Fábio Matheus, que marcou o último gol do 4 x 0.

Os porquês das trocas de volantes no Sport

Questionado sobre as mudanças na cabeça de área, Enderson Moreira tratou uma rotação com naturalidade. “No meio de campo, eu acho que nós temos ótimos volantes e a cada jogo, pode pensar em uma formação, já que temos essas possibilidades”.

Elogiando a boa disputa entre as peças, ele explicou as trocas. “Eu observo bastante na semana. Às vezes, é mais o encaixe diante do que a gente tem de possibilidade. Às vezes, é um pouco daquilo que o adversário pode fazer. Mas eu não mudo muito minha equipe de acordo com adversário, temos uma forma de jogar e tentamos manter isso”, afirmou.

O treinador elogiou os nomes que protagonizam a disputa e lembrou a evolução. “O Fabinho teve uma lesão e o Fábio aproveitou esse momento muito bem. Depois, caiu um pouquinho também, o que é muito normal de jovem. E o Fabinho não retornou no seu nível”.

Ele completou: “Nós tivemos a possibilidade de trazer o Felipe, que é um jogador que tem uma característica diferente, de construção, um jogador inteligente, que tem um jogo mais miúdo, de aproximação. E o Fabinho retornou em um nível muito bem nas últimas partidas”.

Pedro Maranhão/NE45

Os destaques do banco do Sport

Na goleada do fim de semana, Felipe foi um dos destaques do Sport. Entrando no segundo tempo, o volante qualificou a saída de bola com mais de 90% de acerto no passe, segundo o Sofascore, e ajudou o time a encontrar o eixo após uma etapa inicial de fragilidade e lentidão.

Tratando a atuação do camisa 94 como “importante”, Enderson estendeu os elogios ao jogador. “Felipe foi meu atleta no Fortaleza e é um jogador muito qualificado. Faz pouca diferença se é um jogo extremamente decisivo ou se é um amistoso, a forma dele jogar é sempre a mesma. É um jogador que não se aperta, não sente o jogo. Acerta, erra, mas joga”.

Felipe substituiu Ronaldo, que não é unanimidade na torcida, mas vive ano de bons números, apesar de ter aparecido menos contra o Londrina. Fabinho fez o terceiro jogo seguido completo e, jogando com mais liberdade, também foi importante na verticalização do jogo.

Já com o resultado encaminhado, Fábio Matheus entrou no time após 20 dias fora de campo e conseguiu marcar o último tento da goleada. Além da bola na rede, o jovem apareceu para o jogo nos oito minutos que jogou com seis passes (100%), um duelo ganho e uma falta sofrida.

Rafael Bandeira/Sport Recife
Sair da versão mobile