NE45

Após nota publicada pelo Santa Cruz, eleições antecipadas são marcadas para nova data

Com SAF do Santa Cruz "90% concluída", Jairo Rocha se dispõe a ouvir novas propostas, mas diz: "não queremos espertalhão"- Jairo Rocha, presidente do Santa Cruz

Jairo Rocha, presidente do Santa Cruz. Foto: Rafael Vieira/FPF

Pleito para escolher novo mandatário do Executivo do Santa Cruz irá acontecer no próximo dia 12 de novembro

O imbróglio para a antecipação das eleições do Santa Cruz deverá durar pouco. Após o clube divulgar nota afirmando que teria perdido o prazo para realizar o pleito no dia 4 de novembro por conta da falta de assinatura do presidente do Conselho Deliberativo, Marino Abreu, o chefe do Executivo coral, Jairo Rocha minimizou a situação e apontou uma nova data para que os sócios possam fazer a sua escolha.

Segundo informações divulgadas pelo GE e confirmadas pela reportagem do NE45, há uma boa probabilidade de o pleito para escolher o presidente do Santa Cruz ocorrer no próximo dia 12 de novembro. Inclusive, o documento que solicita a antecipação da votação para esta data já teria sido novamente encaminhado ao Conselho Deliberativo.

A costura para a antecipação da votação para presidente no Tricolor do Arruda vem sendo feita desde que Jairo Rocha assumiu a presidência, após a renúncia de Antônio Luiz Neto. Uma das provas disso é que Marino Abreu esteve presente na mesa do evento, juntamente com o novo mandatário e o presidente da FPF, Evandro Carvalho, que sediou o encontro.

Outro ponto que pode fazer parte deste acordo é a divulgação de uma lista atualizada de sócios, algo solicitado pelos conselheiros que está à frente da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) desde maio. O evento, inclusive, seria realizado em junho, mas acabou cancelado por conta da intervenção judicial, que tirou o presidente do Conselho de seu posto no Cobra Coral.

Dessa forma, com o retorno de Marino à presidência do Deliberativo, em agosto, o evento foi remarcado e deve ser realizado neste domingo (8).

A nota do Executivo do Santa Cruz

Na noite da última quarta-feira, o Santa Cruz divulgou uma nota, na qual, afirmava que o presidente Jairo Rocha havia cumprido a promessa de antecipar as eleições, mas acusava o chefe do Deliberativo de atrasar o processo por conta de não ter assinado o documento no prazo.

À reportagem do NE45, Marino Abreu afirmou que teria estado doente e que ficou acamado durante o dia. Assim, não teria tomado ciência da solicitação feita pelo Executivo.

Dessa forma, com a resolução de uma nova data, os posts nas redes sociais do Santa Cruz foram apagados. Entretanto, no site oficial do clube, a nota segue disponível.

Confira, na íntegra, a nota publicada:

Jairo Rocha e o Presidente da FPF, Evandro Carvalho, assinaram instrumento de acordo para antecipação das eleições para o dia 04/11. O instrumento foi enviado para o Presidente do Deliberativo, Marino Abreu que, além de não assinar o instrumento ou dar qualquer justificativa, deixou de atender e retornar os telefonemas de Jairo Rocha e Evandro Carvalho.

Com essa recusa de Marino, as eleições já não poderão ser mais realizadas no dia 4 de novembro, tendo em vista que o edital de convocação deve ser publicado com 30 (trinta) dias de antecedência, conforme exigido pelo art. 25 do Estatuto do Clube.

Segundo Jairo Rocha, “a eleição é um ato formal e solene e não pode ser antecipada apenas com um simples compromisso verbal entre os presidentes dos poderes. É preciso que o ato seja formalizado e homologado pela Federação Pernambucana de Futebol”.

Essa formalidade é necessária para evitar futuros questionamentos de nulidade, já que as candidaturas ainda não foram registradas.

Diante da recusa de Marino Abreu, a data das eleições permanece no dia 03 de dezembro e só serão antecipadas se o presidente do Deliberativo concordar em formalizar a antecipação do pleito. Agora só restam as datas de 12, 19 ou 26 de novembro, já que, pelo Estatuto, as eleições devem ser realizadas num domingo.

Números, estatísticas e mais sobre o futebol nordestino: Confira as últimas do Blog de Cassio Zirpoli

Sair da versão mobile