NE45

Calebe brilha e Fortaleza vence o Iguatu pelo Campeonato Cearense

Calebe marca dois gols no primeiro tempo para dar vantagem ao Fortaleza contra Iguatu

Foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC

Fortaleza se manteve como único clube com 100% de aproveitamento do Estadual; Iguatu perdeu a liderança do seu grupo

O Fortaleza manteve seus 100% de aproveitamento no Estadual de maneira quase protocolar na Arena Castelão. Diante do Iguatu, que liderava a outra chave, o Leão do Pici resolveu o jogo com dois gols do meia Calebe ainda no primeiro tempo de partida. Na segunda etapa, Thiago Galhardo marcou mais um para o Tricolor, enquanto Diego Viana descontou para o Azulão e deu números finais ao placar de 3 x 1.

Com o resultado, o Fortaleza segue líder do Grupo A do Campeonato Cearense. Único 100% do Estadual, o Leão agora soma nove pontos em três jogos, cinco a mais que o Maracanã, vice-líder da chave, que ainda joga na rodada.

O Iguatu, por sua vez, se manteve na primeira posição do Grupo B, empatado em pontos com o Ferroviário. Contudo, ainda pode ser ultrapassado pelo Ceará, que joga nesta quinta-feira, contra o Caucaia, no Presidente Vargas, às 20h.

O jogo – Fortaleza x Iguatu

Só uma equipe jogou no primeiro tempo de Fortaleza e Iguatu na Arena Castelão. Saindo em vantagem logo aos 2 minutos de partida, o Leão do Pici pressionou o Iguatu com seu volume ofensivo e só não saiu com uma vantagem maior por conta de chances desperdiçadas, especialmente por Lucero.

O primeiro gol tricolor saiu logo na primeira descida de Moisés pelo lado esquerdo do ataque. O camisa 21 escapou da marcação e fez assistência para Calebe, que apareceu livre no meio da área para empurrar para as redes.

Sem reação, o Iguatu tentava sair nos contra-ataques e pouco incomodou na primeira etapa. A melhor chance do Azulão aconteceu aos 15, em cruzamento para Otacílio Marcos, que foi interceptado por João Ricardo.

Dessa forma, sem suportar a pressão leonina, o Iguatu viu o Fortaleza ampliar o placar aos 41 em nova dobradinha entre Calebe e Moisés. O atacante recebeu na área, girou e bateu para Geferson defender. Contudo, o goleiro azulino não conseguiu segurar a bola e soltou nos pés de Calebe, que o driblou e chutou para gol vazio.

A volta do intervalo mostrou uma partida com o que foi visto na primeira etapa. Senhor das ações, o Fortaleza conseguia se impor com alguma facilidade e criava chances de maneira quase natural. Contudo, não convertia em gols as oportunidades por conta de falhas no último passe e na hora de finalizar.

A partir dos 20 minutos, o técnico Juan Pablo Vojvoda começou a rodar a equipe já pensando na estreia da Copa do Nordeste, contra o América-RN, no sábado, às 16h, na Arena Castelão. Dessa forma, com as mudanças, o ritmo da partida acabou caindo, uma vez que o Leão pouco forçava o ataque e não era incomodado pelo rival na defesa.

A melhor chance do Iguatu no jogo aconteceu apenas aos 31 da etapa final, quando Mascena avançou pela direita, passou por Bruno Pacheco e chutou forte. A bola resvalou em Tomás Cardona e explodiu na trave de João Ricardo.

Na reta final de jogo, o Fortaleza ainda ampliou o placar. Em sua primeira participação no jogo, Kervin Andrade recebeu bola ainda no meio de campo e fez um excelente passe para achar Thiago Galhardo, que finalizou na saída do goleiro Geferson.

O venezuelano ainda protagonizaria mais um lance de gol, mas dessa vez para o Iguatu. Ajudando na marcação, Kervin Andrade derrubou o atacante Davi Torres na área e o árbitro assinalou a penalidade. Na cobrança, Diego Viana descontou para o Azulão e definiu o placar da partida.

Números, estatísticas e mais sobre o futebol nordestino: Confira as últimas do Blog de Cassio Zirpoli

Próximos jogos

Antes de voltar a campo pelo Estadual, o Fortaleza terá o seu primeiro compromisso pela Copa do Nordeste, quando receberá o América-RN, no sábado, às 16h, na Arena Castelão. O Iguatu, por sua vez, terá uma semana de descanso até jogar novamente, na próxima quarta-feira, às 19h, contra o Maracanã, no Domingão.

Ficha do jogo

Fortaleza 3
João Ricardo; Tinga, Brítez, Tomás Cardona e Bruno Pacheco; Lucas Sasha, Pochettino (Kauan) e Calebe (Luquinhas); Yago Pikachu (Marinho), Moisés (Kervin Andrade) e Lucero (Thiago Galhardo). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Iguatu 1
Geferson; Mascena, Uesles, Max Oliveira (Juninho Paraíba) e Fernando Ceará (Júnior Nascimento); Anderson Cachorrão (Daniel), Diego Viana, Pedrinho e Davi Torres; Tiaguinho (William Anicete) e Otacílio Marcos (Dentinho). Técnico: Washington Luiz

Local: Arena Castelão
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique
Assistentes: Antônio Wellington Furtado e Camila Ferreira de Sousa
Gols: Calebe aos 2/2ºT e 41/1ºT, Thiago Galhardo aos 36/2ºT (Fortaleza); Diego Viana aos 41/2ºT (Iguatu)
Público: 12.861 torcedores
Renda: R$ 109.382,00

Sair da versão mobile