Escalada a minha Seleção do Nordeste no 1° turno da Série A. Não se trata dos meus jogadores favoritos ou de uma equipe em que vejo o melhor encaixe, afinal, ela não entra em campo, mas sim os 11 jogadores ideais por desempenho dentro das suas características individuais. Chama a atenção a falta de representantes do Bahia, o que é bem simbólico para o momento da equipe. Caso precise entrar em campo, bem… nas mãos de Rogério Ceni tem jogo.
Goleiro
Onde tudo começa para o Fortaleza e onde tudo termina para os adversários. Essencial para o time atacar, iniciando jogadas, e pilar da melhor defesa da competição.
Lateral-direito
Válvula de escape do Leão. Capitão, referência técnica, atuou em todas as rodadas somando gols, assistências, pênalti sofrido e crescendo defensivamente com a chegada de Ventura.
Zagueiro
Outro pilar da melhor defesa da competição. Entrando em debates para seleção geral do Brasileiro. Dominante no chão, no alto e com bola. Nome indiscutível.
Zagueiro
Poderíamos estar falando de Maidana, que foi do inferno ao céu com a chegada de Ventura. Mas estamos falando de Adryelson porque mesmo quando toda a equipe vinha mal, ele somou atuações entre regulares e boas. Precisa ser bem cuidado e tratado pelas bandas da Ilha do Retiro.
Lateral esquerdo
O mais regular entre todos os possíveis concorrentes. Ataca com boa regularidade e defende com a qualidade necessária para a Elite nacional.
Volante
Peça que toda engrenagem deseja. Capacidade de cobrir todos os espaços do campo, conduzir contra-ataques, romper linhas defensivas e desarmar todo mundo que passar na sua frente. 4 grandes chances criadas, assistência em clássico e quase 3 roubadas de bola por partida.
Volante
Felipe (Fortaleza): esse é um voto simbólico. Falamos de outra peça essencial no funcionamento do Fortaleza. Recupera bolas a partir de boas leituras, tem a facilidade de fazer giros, conduzir e inverter bolas. Isso tudo com a qualidade e tranquilidade de quem toma uma cerveja olhando o mar. Juninho e Ronald merecem menção.
Meia
O craque. Se Charles carrega e Felipe toca o piano, Vinícius é quem comanda a orquestra. Se o homem vai bem, o Ceará vai bem. Regular e decisivo como nunca foi antes, o Vozão tem o melhor Vina já visto. E que permaneça. 6 gols, 3 assistências, 82% dos passes certos, 72% em bola longa e mais 5 grandes chances criadas.
Ponta direita
Faz tudo o que pedem e faz tudo bem feito. Carrega e toca piano de acordo com o que sua equipe precisa. Gol, 3 assistências e grandes chances criadas. Maior ladrão de bolas da competição, garantindo quase 5 recuperações para sua equipe.
Ponta-esquerda
Talvez uma das melhores surpresas. De aparente falta de intensidade à “pé duro” que recupera bolas, fecha espaços com grande inteligência. Virou essencial para um Sport forte. Atua como volante, meia e, assim como nessa seleção, ponta.
Centroavante
Começo bastante questionado fazendo muita gente refletir sobre sua compra e término de turno com “pedido de desculpas” da torcida. Jogador da confiança de Ceni, podendo atuar também pelos lados, como 2° atacante ou como aqui, sendo a referência. Nem tudo que ele faz vira número, mas, sobre eles: 3 gols, 2 assistências e uma recuperação de posse por jogo.
Técnico
Um dos melhores do Brasil, o melhor do Nordeste. Trabalho de Ceni é de deixar muita gente com inveja e/ou desejo. Variações táticas ofensivas, melhor defesa da competição com jogadores renegados em outras equipes, controle de elenco e conseguindo potencializar cada uma das suas peças.
0 comentários