Assim como foi feito na Série A, a equipe do grupo 45 Minutos montou uma seleção dos jogadores que defenderam os clubes do Nordeste no primeiro turno do Campeonato Brasileiro da Série B, além do melhor treinador. Ao todo, 26 nomes foram lembrados, com atletas de todos os times da região sendo citados. E cada um dos seis clubes teve pelo menos um representante no time ideal. Uma equipe democrática.
Após um início muito ruim, quando chegou a passar quatro rodadas na zona de rebaixamento, sendo uma delas na lanterna, o CSA passou a engatar uma forte reação a partir da metade do turno, finalizando a primeira metade da Série B com sete jogos de invencibilidade. Recuperação que se refletiu no time ideal dos analistas do 45 Minutos, com o Azulão sendo o clube com mais jogadores representados, três. Entre eles, os laterais Diego Renan e Rafinha. O outro lembrado foi o atacante Paulo Sérgio, uma das duas unanimidades eleitas.
Rival estadual, o CRB conseguiu duas indicações. Sendo que uma delas já não faz mais parte do time. Apesar de ter deixado o clube após a 12ª rodada, os oito gols marcados pelo artilheiro Léo Gamalho (hoje no futebol do Catar) foram suficientes para que ele entrasse na seleção, ao lado do meia argentino Diego Torres.
Os opostos se atraem
Outros dois times, que estão em situação oposta na classificação, também tiveram dois jogadores eleitos. Clube nordestino mais bem colocado (6º colocado, a dois pontos do G4 e com um jogo a menos) e dono também de uma incrível reação na competição (perdeu seus quatro primeiros jogos), o Sampaio Corrêa teve a outra unanimidade da escolha. O atacante Caio Dantas, artilheiro da Série B com nove gols. E também emplacou o zagueiro Daniel Felipe, representante da terceira melhor defesa da competição e a melhor entre os nordestinos (apenas 15 gols sofridos).
Já o Vitória, que fechou o turno acumulando incríveis oitos jogos sem vencer, emplacou dois jogadores do sistema defensivo. Uma prova de que a situação ruim poderia ficar ainda pior. No caso, o goleiro Ronaldo, que salvou o rubro-negro em diversas oportunidades, além do jovem volante Guilherme Rend.
O técnico proletário e a decepção alvirrubra
Confiança e Náutico completam a lista com um jogador indicado cada. O time sergipano teve lembrado o zagueiro Matheus Mancini. Mas também emplacou o técnico Daniel Paulista, que após retornar de uma passagem mal sucedida no Sport, liderou a recuperação do clube. O time sergipano também frequentou a zona de rebaixamento (em quatro rodadas), mas chegou a conseguir uma sequência de seis jogos invictos, perdendo fôlego na reta final..
Dessa forma, o alvirrubro pernambucano é, de fato, o clube menos contemplado na seleção. O que reflete o péssimo momento do time, único nordestino a finalizar o primeiro turno dentro da zona de rebaixamento. A honraria de ser lembrado coube a Jean Carlos, maestro da equipe, mas que assim como o restante do time vem em queda livre de rendimento. Não o suficiente, no entanto, para o tirá-lo dos 11 melhores. Pelo menos nessa primeira metade da Série B.
Time ousado
A seleção montada pela equipe de 45 Minutos é um time ofensivo, com dois meias (Jean Carlos e Diego Torres). Isso porque o único volante que recebeu uma quantidade considerável de votos foi Guilherme Rend, do Vitória. Os demais votos foram pulverizados entre Rhaldney, do Náutico, e Guilherme Castilho, do Confiança, que não foram suficientes para que uma equipe com dois cabeças de área fosse possível
Os eleitos
Goleiro
Lateral direito
Zagueiros
Lateral esquerdo
Volante
Meias
Atacantes
Técnico
Outros votados:
Goleiro
Rafael Santos (Confiança)
Lateral direito
Reginaldo – (CRB)
Luis Gustavo (Sampaio Corrêa)
Zagueiros
Joecio – (Sampaio Corrêa)
Cleberson – (CSA)
João Victor – (Vitória)
Lateral esquerdo
Igor Cariús – (CRB)
Volantes
Rhaldney – (Náutico)
Guilherme Castilho – (Confiança)
Meia
Nádson – (CSA)
Atacantes
Italo (Confiança)
Reis (Confiança)
Técnicos
Léo Condé (Sampaio Corrêa)
Técnico: Mozart Santos (CSA)
0 comentários