Ceará e Sport dão o pontapé no segundo turno do Campeonato Brasileiro neste domingo, quando se enfrentam às 20h30, no estádio Castelão, pela 20ª rodada da Série A. Em campo, o duelo nordestino vale a manutenção da boa fase para ambas as equipes. O Vozão está invicto há cinco jogos na Série A (e vem embalado pela classificação na Copa do Brasil), enquanto rubro-negro pernambucano não perde há duas partidas – onde não sofreu gols.
Na classificação, as equipes aparecem no meio da tabela e separadas por apenas um ponto. O Sport está em 10º com 24, já o Ceará figura em 12º com 23 – possui uma partida a menos. O confronto representa também, portanto, a chance de os nordestinos manterem-se com certa margem para a zona de rebaixamento, cujo primeiro time (Athletico Paranaense) tem 19 pontos.
Na ida…
No primeiro turno, Sport e Ceará encontraram-se em momentos distintos. Três dias antes do confronto, o Leão havia encerrado a participação no melancólico quadrangular do rebaixamento do pernambucano, enquanto o alvinegro sagrava-se campeão da Copa do Nordeste. Entretanto, o favoritismo prévio não prevaleceu em campo e deu o rubro-negro na Ilha do Retiro, que venceu por 3 a 2, com destaque para o então leonino Élton.
Ausências e retornos – Ceará
Mandante, o Vozão tem três desfalques para o duelo, todos por suspensão. Luiz Otávio, Fabinho e Leandro Carvalho. Além disso, outros dois jogadores viraram dúvidas: Eduardo Brock – possível opção para a zaga – e Vinícius, ambos porque testaram positivo para Covid-19. Neste domingo, farão contraprova para saber se terão condições de jogo. Caso não possam atuar, Klaus deve entrar na defesa, enquanto Wescley e Felipe Silva brigam pela posição no meio.
Ao mesmo tempo, o técnico Guto Ferreira deve ganhar até dois reforços. Um deles, na verdade, é certo: Cléber ficou de fora da Copa do Brasil por já ter defendido o Barbalha na torneio e vira novamente opção. Já Samuel Xavier, que voltou a treinar normalmente (teve lesão muscular e perdeu os últimos seis jogos) desde o início da semana e tinha a expectativa de ser relacionado contra o Santos, tem grandes chances de, enfim, ser alternativa para o Alvinegro – desta forma, Eduardo seria a peça sacada.
Além disso, pode-se considerar a possibilidade – ainda que não externada oficialmente, frise-se – de Guto Ferreira poupar alguns atletas de olho no Palmeiras pela Copa do Brasil (times se enfrentam nesta quarta-feira, em São Paulo).
Ausências e retornos – Sport
O Leão não contará com quatro jogadores. Pela primeira vez na Série A não terá Patric, expulso na última rodada. Além dele, três ausências surgiram de última hora: Raul Prata, com uma lesão leve no joelho, virou baixa por dez dias; Marcão, com uma contusão na panturrilha, fica de fora por cerca de duas semanas; e Leandro Barcia teve a esposa testando positivo para Covid-19 – o resultado do uruguaio foi negativo, mas ele vai cumprir isolamento e tem chances de voltar a treinar nesta semana. Sander, por sua vez, volta a ser opção depois de cinco partidas ausente por uma lesão no calcanhar esquerdo.
Desta forma, com essa mudança nas configurações das peças à disposição, o técnico Jair Ventura pode voltar ao esquema com três zagueiros, utilizado com sucesso diante do Atlético-MG. Assim, Thiago Neves seria o jogador mais adiantado, mas não necessariamente esperando a bola na frente e, sim, como uma espécie de falso nove. Outra mudança que deve ocorrer é a saída de Marquinhos, uma vez que o time cresceu de rendimento na vitória contra o Athletico quando ele é sacado para a entrada de Jonatan Gomez.
Provável escalação – Ceará
Provável escalação – Sport
Trio de arbitragem
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro-MG
Assistente 1: Guilherme Dias Camilo-MG
Assistente 2: Marcus Vinicius Gomes-MG
0 comentários