O Sport encerrou, na manhã desta sexta-feira, a preparação para enfrentar o Vasco. Como de praxe, o técnico Jair Ventura fez mistério quanto à escalação para o confronto, que ocorre neste sábado, às 16h30, no estádio da Ilha do Retiro, pela 21ª rodada da Série A.
Em relação ao jogo do Ceará são três retornos: Patric, Leandro Barcia e Marquinhos. O técnico, porém, não terá Luan Polli (suspenso), Rafael Thyere (com Covid-19), Raúl Prata (lesão leve no joelho) e Marcão (contusão na panturrilha).
E é na ausência do volante, pode-se dizer, que consiste a chave para a escalação do Sport. Isso porque, ao que parece, Jair Ventura não aposta em Márcio Araújo e Ronaldo – peças da mesma característica – como substitutos imediatos, já que, na última rodada, sem Marcão, não começou com nenhum dos dois. Assim, abre-se possibilidades de mudanças tanto no esquema quanto nas peças, de acordo com análise do NE45. Confira, abaixo, as opções para o técnico de olho no Cruzmaltino.
Alternativas
Três zagueiros
Para manter a consistência do setor defensivo – que não sofre gols há três rodadas -, Jair Ventura pode seguir com o trio de zagueiros na equipe, opção utilizada diante do Atlético-MG e Vozão.
Neste modelo, uma provável escalação teria: Mailson; Patric, Adryelson, Maidana, Chico, Sander; Ricardinho, Jonatan Gomez e Mugni; Thiago Neves e Barcia.
Formação habitual e Júnior Tavares
Caso retorne ao esquema tradicional, com uma linha de quatro na defesa, o técnico pode manter Júnior Tavares na equipe, seja no meio – maneira que mais foi utilizado recentemente em Portugal – ou fazendo uma dobradinha na esquerda com Sander, como ocorreu na última rodada.
Assim, uma provável escalação teria: Mailson; Patric, Adryelson, Maidana, Sander; Ricardinho, Júnior Tavares, Mugni, Gomez; Thiago Neves e Barcia.
Um volante por outro
Caso opte, desta vez, por ser, de fato, pragmático, Jair Ventura pode – ainda que não tenha dado indícios disso – escalar Ronaldo ou Márcio Araújo no lugar de Marcão, jogadores de mesma função e estilo de jogo similares.
Desta maneira, um possível Sport teria: Mailson, Patric, Maidana, Adryelson, Sander; Márcio Araújo (Ronaldo), Ricardinho, Jonatan Gomez, Mugni; Thiago Neves e Barcia.
Formação mais ofensiva
Alternativa remota, Jair Ventura pode optar pela entrada de mais um atacante na equipe, seja Marquinhos ou Mikael – como foi no primeiro e no segundo tempo contra o Athletico Paranaense, respectivamente, há duas semanas. Teria, por conseguinte, apenas dois zagueiros.
Desta forma, uma provável escalação seria: Mailson, Patric, Maidana, Adryelson, Sander; Ricardinho, Mugni, Jonatan Gomez, Thiago Neves; Barcia e Marquinhos (Mikael).
Foto: Anderson Stevens/ Sport Recife
Mto massa o campinho e análise em geral. Belo trabalho.