O jogo diante do Grêmio, na noite deste sábado, por si só, já seria difícil para o Ceará. Porém, o Vozão conseguiu torná-lo ainda mais complicado, cometendo falhas graves na defesa. Após segurar a pressão inicial do clube gaúcho, o Alvinegro sofreu três gols em um intervalo de 20 minutos no primeiro tempo (aos 20, com Jean Pyerre, aos 35, com Pepê e aos 40, com Diego Souza), onde os dois últimos saíram de erros atrás.
Além dos vacilos, o time cearense esteve pouco inspirado na frente e diminuiu (quando o jogo estava 2 a 0) em chute de Kelvyn, de fora da área, que desviou e tirou as chances de defesa, aos 37 minutos. Na etapa final, o confronto seguiu a mesma tônica, com o Vozão acuado e inofensivo. Assim, sofreu mais um gol, marcado por Churin, aos 25 minutos, em bola aérea. Nos acréscimos, o Ceará ainda descontou, com Tiago, de cabeça, após escanteio cobrado. Derrota por 4 a 2 justa em Porto Alegre.
E agora?
Com o resultado, acabou a série de seis partidas sem perder na Série A e o Vozão caiu segue em 13º lugar, permanecendo com 24 pontos. Agora, vira a chave para a Copa do Brasil, onde tem a difícil missão de reverter, nesta quarta-feira, no Castelão, o 3 a 0 sofrido para o Palmeiras pela ida das quartas de final da Copa do Brasil.
Estatísticas
Posse de bola: Grêmio 60% x 40% Ceará
Finalizações: Grêmio 16 x 11 Ceará
Finalizações no gol: Grêmio 7 x 3 Ceará
Passes certos: Grêmio 671 x 402 Ceará
– Fonte: Sofascore
Melhores em campo
Individualmente foi um jogo com muitos erros do Ceará e pouca gente teve atuação regular. Autor do único gol do Vozão no jogo, pode-se citar o lateral-esquerdo Kelvyn, que atuou de forma mais avançada, na linha do meio de campo.
Piores em campo
Toda a defesa do Ceará foi muito mal no jogo, displicente. Porém, Ricardinho e Luiz Otávio cometeram as falhas mais graves. O volante errou o domínio que gerou o segundo gol do Tricolor, enquanto o zagueiro tinha a bola dominada na área mas vacilou e foi desarmado – poucos segundos depois o Grêmio fez o terceiro.
O treinador
Mesmo com o importante jogo da Copa do Brasil no meio de semana, Guto Ferreira foi praticamente com força máxima e só poupou Charles. Sem Léo Chu (não pode atuar por pertencer ao Grêmio) e sem o volante titular, optou por Kelvyn – autor do gol, mais adiantado mostrou-se boa escolha – e por Ricardinho – este, por sua vez, teve atuação comprometedora.
Arbitragem
O árbitro José Mendonça Filho comandou uma partida tranquila, sem lances cruciais. Além disso, o VAR não fez correções de lances decididos em campo.
Foto: Felipe Santos
0 comentários