Prestes a iniciar um ‘corredor polonês’ na Série A, com jogos de alta dificuldade técnica, o Bahia pode ganhar um grande problema para lidar. Ou melhor, quatro. Isso porque o técnico Mano Menezes e o auxiliar Sidnei Lobo, e os atacantes Élber e Rossi serão submetidos a julgamento no STJD no dia 25 (quarta-feira) da próxima semana, e se receberem a pena máxima, podem desfalcar o time contra São Paulo, Ceará, Palmeiras, Flamengo e Internacional.
Os quatro foram enquadrados no inciso II do Artigo 258, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, pelas expulsões no empate em 1 a 1 contra o Goiás, no último dia 16 de outubro, em Goiânia, pela 16ª rodada da Série A. Na súmula, o árbitro Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ) relatou o que considerou como desrespeito ao quadro de arbitragem do jogo, em condutas que alegou contradição à disciplina e à ética desportiva. Confira abaixo o relatório do árbitro.
Mano Menezes
Após o fim do jogo, ao ser informado pelo 4° árbitro sr. Anderson Ribeiro Gonçalves expulsei com cartão vermelho direto o sr. Luiz Antonio Venker Menezes, técnico da equipe do EC Bahia, pois após o apito final o mesmo virou em direção ao 4° árbitro e de forma irônica e desrespeitosa proferiu as seguinte palavras: “Parabéns, vocês tentaram fazer o resultado de novo e não conseguiram, parabéns”.
Sidnei Lobo
Após ser informado pelo 4° árbitro sr. Anderson Ribeiro Gonçalves expulsei com cartão vermelho direto o sr. Sidnei de Espirito, auxiliar técnico do EC Bahia, pois após a expulsão de um atleta de sua equipe, saiu do seu banco de reservas gesticulando de forma acintosa indo em direção ao 4° árbitro, proferindo as seguintes palavras: “c*** vocês só apitam pra eles, ajuda ele a apitar essa p *** direito”. Após ser expulso, continuou falando ao 4° árbitro: “você é um babaca, nunca vai apitar”
Élber
Expulsei com cartão vermelho direto o sr. Jose Élber Pimentel da Silva, pois estando a bola em jogo, o atleta citado proferiu as seguintes palavras para mim: “marca a falta, seu filho da ***”.
Rossi
Expulsei em decorrência do 2° cartão amarelo o sr. Rosicley Pereira da Silva, pois após ter sido substituído e fora do campo de jogo fui informado pelo Auxiliar 1, sr. Thiago Henrique Neto Correa Farinha que o atleta citado proferiu as seguintes palavras: “vocês são muito ruins. Não servem nem para apitar uma Série C.” Em ato contínuo, o atleta chutou um copo de água localizado à beira do campo.
A pena
A pena máxima prevista é de um até seis jogos de suspensão para casos do tipo, sendo considerada a partida automática de suspensão, já cumprida por Mano, Élber e Rossi na sequência. No entanto, no julgamento, o relator STJD também pode optar por substituir a suspensão por multa, caso entenda que a infração seja de menor gravidade.
0 comentários