publicidade

Sem Mugni, veja opções para substituir o argentino no Sport

Sport, PE, Série A, Últimas

Por NE45

Por NE45

Postado dia 29 de dezembro de 2020

O Sport perdeu uma das suas principais peças para a sequência da Série A. Trata-se do meia Lucas Mugni, cuja oferta de ampliação contratual não foi aceita e deixa o clube nesta quinta-feira, quando encerra o vínculo na Ilha do Retiro.

VEJA MAIS: Confira aqui outras notícias do Sport

Diante deste cenário, o NE45 apresenta as principais alternativas que o técnico Jair Ventura dispõe no elenco para tentar suprir a ausência do argentino nos 11 jogos finais do Brasileiro.

Montamos as escalações tomando por base as últimas partidas de 2020 – com Ronaldo no meio de campo e Tavares na esquerda. Naturalmente o treinador pode optar pelo retorno dos ex-titulares Betinho e Sander nessas duas posições. Confira abaixo. 


LEIA: Salário, cláusulas… veja valores e entenda bastidores que levaram à saída de Mugni no Sport

Alternativas

1) Raul Prata 

Como Mugni vinha atuando nas últimas partidas pelo lado direito, uma das opções – inclusive já experimentada por Jair no decorrer dos últimos três jogos – é a entrada de Raul Prata na equipe, assumindo a lateral do setor. Assim, Patric seria adiantado para atuar com mais liberdade de chegar na frente – o capitão tem bons números ofensivos, com um gol, cinco assistências e dois pênaltis sofridos na Série A. O ponto negativo é a perda do “fator surpresa” nas chegadas de Patric enquanto lateral.

Posts
Veja como ficaria taticamente o Sport com a entrada de Prata no lugar de Mugni.
https://open.spotify.com/episode/62sVlB0eCBCHqmZNHN0gvY
Ouça a mais recente edição Raiz do Podcast 45 Minutos que analisa as Séries A, B e C. Debate sobre o Sport começa no minuto 88.

2) Chico 

Outra alternativa é a entrada de um terceiro zagueiro, no caso Chico, o mais acionado sempre que este esquema foi utilizado. Assim, Jair liberaria mais os laterais Patric e Júnior Tavares, que têm características ofensivas, e poderia deixar Marquinhos um pouco mais livre para flutuar na frente, sem necessariamente ficar preso na ponta esquerda. Na Série A, o técnico usou um trio na zaga em quatro oportunidades (contra Atlético-MG, Ceará, Santos e São Paulo).

Posts
Veja como ficaria taticamente o Sport com Chico no lugar de Mugni.

3) Gomez

Seria a troca ‘seis por meia dúzia’, com a manutenção de um meia aberto no lado direito. A maioria das partidas de Gomez, no Sport, foi por dentro, mas não seria inédito o argentino jogar aberto, onde, inclusive, foi bem em alguns momentos. O jogador atuou assim contra Corinthians, Vasco (segundo turno) e Athletico Paranaense (no segundo tempo). Pesa contra essa opção a queda de rendimento do meia argentino ao longo dos 90 minutos. Gomez costuma render com maior intensidade quando acionado no segundo tempo.

Posts
Veja como ficaria taticamente o Sport com Gomez no lugar de Mugni.

4) Ricardinho

Esta é a opção para o Sport voltar às suas origens sob o comando de Jair Ventura. Ricardinho já atuou aberto pela direita, mais precisamente na chegada do treinador, por cinco partidas durante o primeiro turno (Coritiba até o Fluminense), quando o Leão jogou com três volantes – até Betinho virar ausência e o técnico abrir mão do trio. Depois, foi acionado de forma pontual no setor, mas já está bem habituado à função, ainda que nos últimos jogos tenha perdido espaço.

LEIA: Então titular, Ricardinho perde vaga no returno da Série A no Sport
Posts
Veja como ficaria taticamente o Sport com Ricardinho no lugar de Mugni

5) Mikael ou Hernane

Outra alternativa, esta um pouco mais remota, é deslocar Dalberto para os lados – função de origem da carreira do atacante, ainda que atue por dentro sem dificuldades, justamente como vem jogando – para a entrada de um centroavante. Neste sentido, as alternativas seriam Mikael, Hernane ou Vinícius Popó, com tendência para o primeiro, que é o único dos três que vem sendo relacionado nas últimas partidas. Hernane, entretanto, pode voltar a ser acionado após a saída de Mugni e redução de opções ofensivas.

Posts
Veja como ficaria o Sport com Dalberto deslocado na vaga de Mugni e a entrada de um centroavante

6) Júnior Tavares

Alternativa um pouco mais escassa seria a ida de Júnior Tavares para a ponta direita. Isso porque Jair Ventura também enxerga o jogador jogando pelo meio, como foi durante boa parte da passagem dele pelo futebol português. Inclusive, Tavares já atuou assim no decorrer dos jogos contra Botafogo, Internacional e Vasco, acionado no segundo tempo. Desta forma, Sander retornaria à titularidade na lateral.

Posts
Veja como ficaria o Sport com Júnior Tavares sendo deslocado para a vaga de Mugni.

Outras alternativas

Além das cinco opções acima, existem outra possibilidade com chances remotas, que seria a entrada de um dos atacantes de lado que tiveram poucas chances de atuar em 2020. Neste caso, Jair Ventura poderia apostar em Bruninho, Maxwell ou Lucas Venuto. Os três – quando acionados – tiveram longe de atingir um bom padrão de atuação. Assim devem seguir como opções para o segundo tempo. Agora, com maior chance de receberem uma nova chance no decorrer das partidas.

COMENTE

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

TRENDING