publicidade

Final do Nordestão contrapõe solidez defensiva do Ceará e ataque letal do Bahia

Bahia, BA, CE, Ceará, Copa do Nordeste, Últimas

Por Klisman Gama

Por Klisman Gama

Postado dia 27 de abril de 2021

Não há dúvidas de que Ceará e Bahia, atualmente, jogam o melhor futebol do Nordeste. Duas equipes que têm se destacado neste começo de ano, conquistando bons resultados não somente no Nordestão, mas também na Copa do Brasil e na Sul-Americana. As equipes se enfrentam já neste sábado (1), às 16h, em Salvador, pelo jogo de ida da final da Copa do Nordeste. O segundo jogo, em Fortaleza, acontecerá no outro sábado (8), também às 16h.

Em levantamento realizado pelo NE45 em relação às equipes que disputaram o regional e fizeram pelo menos 10 jogos na temporada, o Tricolor de Aço tem o melhor ataque, disparado, enquanto o Ceará tem a segunda melhor defesa, perdendo apenas para o rival Fortaleza, que caiu nas semifinais do Nordestão.

Ataque letal do Bahia

O Bahia disputou 22 jogos na atual temporada, somando Copa do Nordeste, Campeonato Baiano, Copa do Brasil e Sul-Americana. Apesar de usar no Estadual o time de transição, a equipe principal atuou no clássico contra o Vitória pelo torneio e alguns desses atletas mais jovens vêm ganhando chances com Dado Cavalcanti. Além de que o time de transição também disputou um jogo do Nordestão, contra o Salgueiro, na abertura do torneio. Ou seja, no somatório de todas as competições, são 44 gols marcados, gerando uma média de dois gols por jogo. O trio de ataque formado por Gilberto (8), Rossi (5) e Rodriguinho (4), é responsável por 17 gols no ano. 38,6% do total.


Vale destacar também que o Tricolor já aplicou seis goleadas na temporada. Este levantamento, divulgado primeiramente pelo perfil @comuecbahia no Twitter, mostra que o Esquadrão goleou Campinense, Sport, Altos, Manaus, CRB e Deportivo Guabirá-BOL. Ou seja, foram três competições diferentes (Copa do Brasil, Nordestão e Sul-Americana), contra adversários de diferentes portes e divisões, só que inferiores tecnicamente. O que não diminui em nada o feito da equipe, mas mostra que consegue ser, sim, superior e impositivo contra equipes que estão jogando em um nível abaixo do Bahia.

Defesa sólida do Ceará

Enquanto isso, o Vozão também tem um ataque bastante eficiente, que marcou 23 vezes em 13 jogos, gerando uma média de 1,76 gols por jogo. Mas o que tem chamado a atenção mais ainda é o setor defensivo da equipe. O Ceará sofreu apenas seis gols neste ano. Somente um a mais que o Fortaleza, que sofreu cinco. Por outro lado, o recorte do Ceará é muito interessante porque, desses seis tentos que tomou, quatro foram nas três primeiras partidas da temporada. Nas últimas 10, só foi vazado duas vezes, sendo a última de pênalti, contra o Jorge Wilstermann-BOL. Na Copa do Nordeste, são cinco jogos seguidos sem sofrer gols.

O Alvinegro tem mantido uma solidez de destaque, que aumentou ainda mais desde a chegada do zagueiro Messias, vindo do América-MG, comprado por aproximadamente R$ 2 milhões. Uma das 11 contratações milionárias do Vozão de 2019 para cá. Desde que ele entrou na dupla de zaga com Luiz Otávio, há seis jogos, o time sofreu apenas um gol, justamente contra o Jorge Wilstermann-BOL na Sul-Americana. A dupla de zagueiros é considerada uma das melhores do Nordeste e é apoiada por um sistema que pressiona bastante e auxilia muito na marcação. Prova que faz valer os números alcançados pela equipe neste ano, nas quatro competições que disputou: Nordestão, Campeonato Cearense, Copa do Brasil e Sul-Americana.

Melhores ataques do Nordeste na temporada*

1- Bahia: 44 gols em 22 jogos;

2- CSA: 33 gols em 20 jogos;

3- Confiança: 27 gols em 17 jogos;

4- CRB: 25 gols em 17 jogos;

5- Ceará: 23 em 10 jogos.

Melhores defesas do Nordeste na temporada*

1- Fortaleza: 5 gols sofridos em 13 jogos;

2- Ceará: 6 gols sofridos em 13 jogos;

3- Botafogo-PB: 6 gols sofridos em 10 jogos;

4- Treze: 13 gols sofridos em 10 jogos;

5- Confiança: 14 gols sofridos em 17 jogos;

*= Levando em conta apenas equipes que disputaram a Copa do Nordeste e fizeram, pelo menos, 10 jogos nesta temporada.

COMENTE

1 Comentário

  1. Petro

    Ótima matéria, mas existe um pequeno equívoco: “Apesar de usar no Estadual o time de transição, a equipe principal atuou no clássico contra o Vitória pelo torneio…”. Bahia não usou a equipe principal no jogo contra o Vitória no campeonato Baiano, foi o time de transição. O autor deve ter confundindo com a partida disputada pela Copa do nordeste, nessa sim Bahia jogou com sua equipe principal.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

TRENDING