Uma das máximas mais famosas do futebol brasileiro dá conta de que, nos pontos corridos, os pontos ganhos nas primeiras rodadas valem tanto quanto aqueles dos jogos finais. Para o Náutico, os 16 pontos obtidos nas seis rodadas iniciais já podem ser um grande diferencial a favor do Timbu, que já deve garantir o acesso se ganhar metade dos pontos em disputa na Série B.
Segundo o site especializado Chance de Gol, a média de pontuação para o acesso nesta Série B deve ficar próxima aos 63 pontos, marca que, na análise deles, dá mais de 90% de chance de acesso. Na estimativa do departamento de matemática da UFMG, por sua vez, os 60 pontos já garantem 93,7% de chance de acesso. Considerando esses cálculos, o Timbu precisaria de mais 44-47 pontos para retornar à Série A.
Com mais 96 pontos ainda em disputa nos próximos 32 jogos da Segundona, isso significaria um aproveitamento entre 46% e 49%. Esses valores já significariam uma grande queda para o time, que largou com 89% de aproveitamento nos seis primeiros jogos.
Em outras palavras, isso significaria que, ganhando metade dos pontos em disputa, o Timbu conseguiria cravar o acesso. Na prática, seria algo como ganhar todos os jogos nos Aflitos e perder todas as partidas longe de seus mandos.
Se falarmos em título para o Alvirrubro, a conta é diferente. Segundo o Chance de Gol, a marca de 75 pontos dá mais de 90% de chances de levar a taça, enquanto a UFMG estipula os 90% para a marca dos 68 pontos. Neste cenário, o aproveitamento no restante das partidas para garantir o segundo título nacional do clube estaria entre 54% e 61%.
PROBABILIDADES DO NÁUTICO
Passadas seis rodadas, o Chance de Gol já coloca o Náutico como franco favorito na Segundona. Segundo o site, o Timbu tem 42,9% de chance de título e 82,5% de chance de acesso. Para a UFMG, os números são mais conservadores, com 28,6% de chance de levar a taça, frente a 65,3% de chance de subir de divisão. Para ambos, a chance de rebaixamento já é menos que 1%.
0 comentários