Connect with us

CECearáSérie AÚltimas

Em casa, Ceará faz jogo equilibrado e empata com o Flamengo

Felipe Santos/Ceará SC

Published

on

O Ceará conseguiu um empate em 1 a 1 com o Flamengo. A sensação, porém, é de que dava para vencer o atual bicampeão brasileiro. Em campo, os cariocas dominavam a posse, mas o Ceará, bem composto, impedia que o Rubro-Negro acertasse suas finalizações e conseguia ser mais efetivo quando chegava ao ataque.

O gol do Flamengo, marcado por Vitinho, veio logo no início do segundo tempo, justamente quando o Ceará saiu dessa proposta de jogo. Antes disso, na metade da primeira etapa, Vina tinha marcado o gol alvinegro.

Como fica?

Com um ponto a mais para cada lado, o Flamengo sobe para a quarta posição, com 28 pontos, enquanto o Vozão, com quatro a menos, é oitavo. Agora, o Ceará volta a campo às 11h do próximo domingo, visitando o América-MG, em Belo Horizonte. Para o Flamengo, o próximo compromisso é um pouco antes, às 21h30 da quarta, enfrentando o Grêmio nas quartas de final da Copa do Brasil.

Primeiro tempo

Desde o apito inicial, a cara da partida já estava bem definida. Para o Flamengo, um jogo de controle da bola, usando triangulações, jogadas de velocidade e movimentação para abrir brechas na defesa. Para o Ceará, o jogo era de contexto defensivo, prendendo o Flamengo na última linha e conseguindo fechar os espaços para dificultar a construção do jogo carioca.

Retrato disso é que o Flamengo só chegou à sua segunda finalização aos 25 minutos. Isso, porém, também travava o crescimento ofensivo do Ceará, que só tinha chutado uma vez.

O caminho para o ataque do Ceará, porém, era mais aberto. Com o Flamengo postado à frente, as bolas recuperadas pelo Alvinegro e emendadas com um contra-ataque geravam chegadas de perigo no último terço, ainda que raras.

Em uma delas, aos 31, Vina recebeu de Fernando Sobral e bateu cruzado na saída de Diego Alves para abrir o placar, voltando a marcar após dois meses e meio. Depois, o Flamengo aumentou a voltagem e conseguiu levar mais pressão à última linha cearense, forçando mais falhas e finalizando mais, ainda que quase sempre para fora.

Segundo tempo

Depois do intervalo, o Ceará voltou com mais intensidade, marcando em cima e indo em busca do segundo gol. Com isso, o Flamengo ganhou espaço para jogar e, em duas chegadas seguidas, teve duas finalizações certas (superando a única do primeiro tempo). Na segunda, inclusive, aos 6, Vitinho recebeu de Filipe Luís e bateu no canto do gol de Richard para empatar o jogo.

Vendo logo que a estratégia deu errado, o Ceará voltou ao seu jogo do primeiro tempo, com contra-ataques e contenção na última linha. Com isso, novamente, o Flamengo dominava as finalizações, mas não calibrava o pé, cedendo espaço para as respostas do Ceará, mais raras, porém mais precisas.

O trabalho defensivo alvinegro era tão bem feito que a primeira boa intervenção de Richard veio só aos 27 do segundo tempo, evitando um gol de Michael, que saiu sozinho com o goleiro pelo lado esquerdo da área.

Ficha do jogo

Ceará 1
Richard; Fabinho, Messias, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Fernando Sobral, Willian Oliveira (Pedro Naressi), Rick (Erick), Lima (Jorginho) e Vina (Stiven Mendonza); Cléber (Jael). Técnico: Guto Ferreira.

Flamengo 1
Diego Alves; Matheuzinho, Bruno Viana, Léo Pereira (Rodinei) e Filipe Luís; João Gomes, Diego Ribas (Max) e Everton Ribeiro (Gustavo Henrique); Vitinho, Michael (Lázaro) e Gabriel Barbosa (Pedro). Técnico: Renato Portaluppi.

Local do jogo: Arena Castelão, em Fortaleza-CE
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e José Eduardo Calza (RS)
Gols: Vina (31’/1ºT | CEA), Vitinho (6’/2ºT | FLA)
Cartões amarelos: Joao Gomes, Diego Ribas (FLA)

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados