O Botafogo-PB será o único representante do Nordeste na segunda fase da Série C. Com o empate por 1 a 1 contra o lanterna Santa Cruz, neste sábado (25), na Arena de Pernambuco, o Belo terminou na terceira colocação no Grupo A e enfrentará no quadrangular semifinal, Paysandu, Ituano e Criciúma.
Assim, pelo segundo ano consecutivo, o Nordeste terá apenas um time vivo na luta pelo acesso. Em 2020, esse posto foi do Santa Cruz, que este ano acabou rebaixado para a Série D.

Curiosamente, a pouca representatividade da região veio com a mudança de regulamento da competição. Isso porque, até 2019, a segunda fase era disputada em sistema de mata-matas. Dessa forma, Náutico, Sampaio Corrêa e Confiança conseguiram o acesso á Série B. A região ainda teve na segunda fase o Imperatriz, que foi eliminado pelo Juventude.
O Nordeste também teve quatro representantes na segunda fase das edições de 2017 e 2016 da Série D. Já nos anos de 2018, 2015, 2014 e 2013 foram três times. E na edição de 2012, duas equipes conseguiram avançar da primeira fase.
A CBF deve divulgar na segunda-feira a tabela dos dois quadrangulares semifinais da Terceirona.
Entre os rebaixados, além de Santa Cruz, Paraná e Oeste, que haviam definido suas quedas na semana passada, o baiano Jacuipense também sacramentou sua passagem para a Série D.
Confira os grupos da Série C
Grupo C
Paysandu, Ituano, Botafogo-PB e Criciúma
Grupo D
Novorizontino, Tombense, Ypiranga-RS e Manaus
0 comentários