Já são mais de oito anos desde a última vez que o Cruzeiro ganhou do CSA – e isso não mudou neste domingo. Pela quarta vez nos últimos cinco confrontos, os alagoanos venceram os mineiros. Desta vez, o jogo aconteceu na Arena Independência, em Belo Horizonte, e terminou em 2 a 1, de virada, para o Marujo. Aa Raposa abriu o placar com Claudinho, enquanto o Azulão buscou o placar com gols de Yuri e Iury Castilho.
O jogo ainda ficou mais favorável ao CSA nos minutos finais, quando o atacante Rafael Sóbis, do Cruzeiro, foi expulso após tomar dois cartões amarelos seguidos por reclamação.
Como fica?
Com a vitória, o CSA assume a sétima posição da Série B, com 38 pontos, seis a menos que o CRB, quarto colocado, e sete a mais que o Cruzeiro, que caiu para 13º e se aproximou da zona de rebaixamento. Agora, a Raposa volta a campo às 19h da quarta, visitando o Guarani em Campinas, enquanto o Azulão joga 2h30 depois, recebendo a Ponte Preta no Rei Pelé.
Cruzeiro sai na frente
O jogo começou com um leve domínio do Cruzeiro, mas nenhum dos dois times conseguia se impor, fosse para controlar a posse ou ter grande desenvolvimento ofensivo. Com dois times procurando um jogo consciente e tentando evitar espaços para os adversários, CSA e Cruzeiro fizeram um jogo truncado e estudado.
Ao longo da primeira metade da etapa inicial, os alagoanos não conseguiram encaixar suas jogadas. O Marujo via as suas peças de ataque isoladas em meio à defesa cruzeirense e, com isso, tinha a criatividade limitada, sem chegar ao último terço de campo. Os mineiros, por sua vez, chegavam à frente, ainda que sem acumular oportunidades.
Por volta dos 25 minutos, o CSA conseguiu equilibrar as forças e começar a aparecer no ataque. Nisso, os times se igualaram em posse de bola, finalizações e presença ofensiva ao longo do primeiro tempo.
A diferença, porém, foi a que mais importava, com o Cruzeiro conseguindo marcar um gol. Aos 40, Matheus Pereira subiu pela esquerda e cruzou de trás para Claudinho aparecer na segunda trave, à frente da marcação e balançar as redes alagoanas.
CSA busca a virada
Depois do intervalo, o jogo foi outro. O CSA apresentou grande domínio da posse de bola, do ritmo e da proposição ofensiva. Encaixando o seu jogo e procurando pressão constante, o Azulão foi ao ataque e não demorou para igualar o placar. Logo aos 4, Gabriel recebeu no meio de campo e encontrou um lançamento para Yuri, invadindo a área, dominar, ajeitar no peito e bater bonito na saída de Fábio.
O empate, porém, não deixou os alagoanos confortáveis. O jogo seguiu com um ritmo ditado pelo CSA, que era presença constante no ataque e se expunha pouco. Nisso, a virada veio aos 18, em um lance trabalhado ao redor da área mineira, encerrado quando, da direita, Cristovam cruzou na segunda trave para Iury Castilho aparecer por trás de Cáceres e bater no contrapé de Fábio.
Com o placar favorável, o CSA reduziu a intensidade e passou a um jogo mais controlado, com marcação elevada, mas priorizando o controle do meio de campo à pressão ofensiva. Nisso, o Cruzeiro também encontrava dificuldade para chegar ao último terço de campo e, pressionado, precisava se expor, dando espaço para as jogadas de velocidade do ataque alagoano.
Nos minutos finais, os alagoanos assumiram um comportamento bem mais recuado, deixando o desorganizado Cruzeiro buscar a intensidade final à base do desespero. A tarefa da Raposa, porém, ficou ainda mais difícil aos 40, quando Rafael Sóbis se excedeu duas vezes seguidas na reclamação e, com dois amarelos, foi expulso do jogo.
Ficha do jogo
Cruzeiro (1)
Fábio; Raúl Cáceres, Ramon, Léo Santos e Matheus Pereira; Adriano (Giovanni), Rômulo (Marco Antônio) e Lucas Ventura (Ariel Cabral); Claudinho, Felipe Augusto (Vitor Leque) e Thiago (Rafael Sóbis). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
CSA (2)
Thiago Rodrigues; Cristovam, Matheus Felipe, Lucão e Kevyn (Éverton Silva); Geovane, Yuri (Silas) e Gabriel (Renato Cajá); Iury Castilho (Giva Santos), Marco Túlio (Reinaldo) e Bruno Mota. Técnico: Mozart.
Local do jogo: Arena Independência, em Belo Horizonte-MG
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (Fifa-SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Anderson José de Moraes Coelho (SP)
Gols: Claudinho (40’/1ºT | CRU), Yuri (4’/2ºT | CSA), Iury Castilho (18’/2ºT | CSA)
Cartão vermelho: Rafael Sóbis (CRU)
Cartões amarelos: Thiago, Ariel Cabral, Matheus Pereira, Raúl Cáceres (CRU) e Cristovam (CSA)







0 comentários