Após viver uma grande largada, com nove vitórias nos primeiros 15 jogos no Campeonato Brasileiro, a segunda parte da campanha do Fortaleza não vem sendo tão brilhante assim. Desde a 16ª rodada, oito jogos atrás, o time somou apenas seis pontos, com apenas uma vitória na conta. E o novo tropeço deste fim de semana, contra o Atlético-GO, já parece começar a ameaçar os planos continentais do Tricolor do Pici.
Esse rendimento recente do Fortaleza é um dos piores do campeonato, sendo inferior, inclusive, ao do lanterna, Chapecoense, que fez sete pontos nos últimos oito jogos, mesma campanha registrada por Red Bull Bragantino e Athletico-PR.
O Bahia, também com sete pontos, tem campanha igual à do FEC, mas com vantagem no saldo de gols (-5 para os soteropolitanos e -7 para os fortalezenses). Abaixo do Leão, os únicos times que aparecem são o Sport e o Santos, ambos com 5 pontos, e com Peixe sem vencer desde a 14ª rodada.
Oito rodadas depois
Com isso, a tabela da Série A, que, na 15ª rodada, mostrava um Fortaleza em terceiro, com 30 pontos ganhos, apenas quatro pontos atrás do líder e com sete pontos de folga dentro do G6; mostra, hoje, o time em quarto, com 36, mas 13 pontos atrás da liderança e com apenas quatro pontos de gordura no, já ampliado G7 (contando a probabilidade do campeão da Libertadores terminar entre os seis primeiros).
Antes dessa sequência, o Leão tinha 10 pontos de vantagem sobre o terceiro pelotão, que começava no Santos, oitavo colocado. Hoje, já é difícil distinguir o Tricolor desse grupo, com cinco clubes em condições de ultrapassagem nas duas próximas rodadas. Aquela vantagem de 10 pontos para o Santos cresceu para 12, mas, agora, é sobre o 16º colocado, não mais sobre o 8º.
Essa regressão passa diretamente pelo crescimento de algumas equipe durante essa má fase do Fortaleza. O Corinthians, que estava nove posições atrás, por exemplo, cresceu em 16 pontos e está a apenas dois de alcançar o clube. O Fluminense, que vinha na sequência do Timão, somou 15 e também já mira essa ultrapassagem.
Para reverter a sequência e voltar a ganhar força na briga pela vaga inédita na Copa Libertadores, o Fortaleza volta a campo na noite desta quarta-feira, em confronto direto contra o Fluminense, no Rio de Janeiro.
0 comentários