Connect with us

CEPBRNSérie DÚltimas

Buscando três acessos em 2021, Nordeste mantém escrita de subir times todo ano na Série D

João Lucas/América-RN; Rennê Carvalho/ABC; Divulgação/Campinense; Divulgação/Atlético-CE

Published

on

A Série D ainda não definiu quem serão os quatro clubes que conseguirão o tão sonhado acesso à Série C. Uma coisa, porém, já é certeza: ao menos um deles será nordestino. Com as quartas de final reservando um confronto direto entre Campinense e América-RN, ou Raposa ou Dragão retornarão à Terceira Divisão no ano que vem, mantendo a sequência da região de conseguir ao menos um acesso a cada Série D.

Os jogos entre paraibanos e potiguares acontecem nestes dois próximos finais de semana, assim como todos os demais confrontos decisivos da Quarta Divisão. O jogo final será em Campina Grande, e, o time que sair vencedor encerra um jejum incômodo, com o América fora da Série C desde 2016 e o Campinense desde 2011.

Rival do Dragão, o ABC será o rival do Caxias do Sul. O mando final será dos potiguares, em um confronto que também põe desejos de retorno frente à frente. O ABC está fora da Terceirona há dois anos, frente aos seis dos gaúchos.

O último nordestino em disputa é o Atlético-CE, que enfrenta a Ferroviária-SP na disputa pelo acesso. O último jogo acontece em Araraquara. Para os dois times, esse acesso tem caráter de ineditismo, com os nordestinos nunca tendo jogado a Série C, enquanto os paulistas, que já foram vice-campeões da Terceirona, estando fora dela desde 2002, quando o torneio ainda era a última divisão nacional.

Acessos nordestinos

Caso as três chaves com nordestinos terminem em final feliz para os clubes da região, o Nordeste vai igualar o seu recorde de acessos na Série D. Hoje, esse número pertence à campanha de 2018, quando o Ferroviário foi campeão nacional, com o Treze sendo vice e o Imperatriz aparecendo na quarta colocação.

Também houve cinco campanhas com dois acessos e seis (meta delas) com apenas um time subindo. Isso põe o Nordeste com 19 acessos ao longo de 12 anos, em uma contagem que será elevada dentro de duas semanas.

O Nordeste é a única região a conseguir acessos em todas as edições do campeonato, além de ser a região com maior número de acessos, superando Sudeste (13), Sul (9), Norte (5) e Centro-Oeste (2).

Os acessos nordestinos na Série D

2009 – Alecrim-RN (4º)
2010 – Guarany de Sobral-CE (Campeão)
2011 – Santa Cruz-PE (2º)
2012 – Sampaio Corrêa-MA (Campeão) e Baraúnas-RN (3º)
2013 – Botafogo-PB (Campeão) e Salgueiro-PE (4º)
2014 – Confiança-SE (4º)
2015 – River-PI (2º)
2016 – CSA-AL (2º) e Moto Club-MA (4º)
2017 – Globo-RN (2º) e Juazeirense-BA (4º)
2018 – Ferroviário-CE (Campeão), Treze-PB (2º) e Imperatriz-MA (4º)
2019 – Jacuipense-BA (4º)
2020 – Floresta-CE (2º) e Altos-PI (4º)

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados