publicidade

Cenário complexo é única esperança para Santa Cruz conseguir vaga na Copa do Brasil; entenda

Santa Cruz, Copa do Brasil, PE, Últimas

Por Vítor Aguiar

Por Vítor Aguiar

Postado dia 7 de outubro de 2021

Após um ano ruim, com campanhas negativas em todos os torneios que disputou na temporada, o Santa Cruz não conseguiu a classificação para a Copa do Brasil pelo Estadual e perdeu posições no ranking da CBF. Ainda assim, o clube alimenta uma esperança de conseguir uma classificação ao torneio nacional, o que significaria uma renda a mais para o complicado ano na Série D e mais calendário na complicada temporada.

Para conseguir participar da Copa do Brasil, os corais precisam ficar entre os 10 melhores times do ranking da CBF que não garantiram vaga direta ao torneio pelos resultados das competições que disputaram em 2021. Hoje, porém, ele é o 17º dessa fila e precisa torcer que várias equipes garantam vagas por outras vias para herdar essa classificação.

Hoje, antes do Tricolor, essa fila é composta por Santos, Ceará, Vasco da Gama, Botafogo, Red Bull Bragantino, Goiás, Vitória, Coritiba, Ponte Preta, Paraná Clube, Brasil-RS, Criciúma, Guarani, Figueirense, Oeste e Confiança. E apenas um cenário específico antecipado pelo torcedor Romero Magalhães poderia classificar os corais.


Como o Santa Cruz pode buscar a vaga

Pelas atualizações dos portais Futebol Maranhão e Ranking CBF em Tempo Real, que usam metodologias diferentes, o Santa Cruz caminha para a 45ª posição do ranking da CBF e ainda corre o risco de perder uma posição, o que anularia qualquer chance de ir à Copa do Brasil. Assim, o Tricolor precisa que o Brusque termine a Série B, no máximo, na 15ª posição – qualquer posição acima disso significa que os catarinenses ultrapassaram o Tricolor.

Na mesma Série B, o título precisa ficar com o Coritiba ou Goiás, de forma a garantir classificação direta à fase de oitavas de final da Copa do Brasil para um dos dois times, saindo da disputa via ranking.

As vagas da Libertadores também influenciam na vida coral. O Tricolor precisa que Flamengo (via Brasileiro, Libertadores ou Copa do Brasil) e Fluminense consigam vagas no torneio continental, o que classificaria o Vasco da Gama e o Botafogo pelo Campeonato Carioca.

Cenário parecido acontece com o Cearense, com Fortaleza ou Ceará precisando ir à Libertadores para que o Vozão saia da fila pela vaga continental ou pela vaga estadual.

O Red Bull Bragantino (via Brasileiro ou Sul-Americana) e o Santos também precisariam da vaga continental para sair da disputa. Para o Alvinegro Praiano, ainda há a possibilidade de sair da fila em caso de título da Copa Paulista, competição que está disputando com o time B e que vale uma vaga na Copa do Brasil.

Por fim, o Tricolor ainda torce para Figueirense ou Criciúma consigam o título da Copa SC, que também garante uma vaga direta à copa.

Nesse complexo e específico cenário, as vagas via ranking pertenceriam a Goiás ou Coritiba, Vitória, Ponte Preta, Paraná Clube, Brasil-RS, Criciúma ou Figueirense, Guarani, Oeste, Confiança e Santa Cruz.

Fora isso, ainda existe outro cenário, com o Sport indo à Libertadores ou o Náutico sendo campeão da Série B. Nesses casos, o Santa Cruz herdaria a última vaga da Copa do Brasil via Campeonato Pernambucano. O cenário, porém, parece bastante distante para as duas equipes.

Qualquer cenário em que uma única dessas combinações não se concretize, termina com o Tricolor fora da Copa do Brasil.

COMENTE

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

TRENDING