publicidade

Série C de 2022 pode ter nordestinos no grupo B; veja projeções para as chaves

Série C, BA, CE, Confiança, PB, PI, RN, SE, Últimas, Vitória

Por Vítor Aguiar

Por Vítor Aguiar

Postado dia 29 de novembro de 2021

Com os encerramentos das Séries B, C e D, a Terceira Divisão de 2022 já tem os seus 20 clubes definidos. Dessa vez, o campeonato terá a presença de nove nordestinos, e a CBF pode ter alguma dor de cabeça para conseguir montar a separação dos dois grupos regionalizados já tradicionais no modelo de disputa do torneio, que seguirá o mesmo que foi aplicado nas duas últimas temporadas.

Na primeira fase, a Série C terá dois grupos de 10 equipes. Os dois lanternas de cada chave vão ser rebaixados à Série D, enquanto os quatro primeiros de cada grupo vão avançar à segunda fase, para brigar pelo acesso em dois quadrangulares.

Neste ano, a divisão regional teve seis clubes do Nordeste, dois do Norte, um de Minas Gerais e um do Reio de Janeiro dentro do grupo A. Neste ano, porém, essa divisão não é possível, uma vez que os clubes nordestinos e nortistas, juntos, já completam 12 equipes.


Isso foi impulsionado pelos acessos de Campinense, ABC e Atlético-CE, além dos rebaixamentos de Clube do Remo, Confiança e Vitóia.

Os grupos da Série C

Assim, o modelo mais provável de divisão é algum parecido com o de 2018, quando a Série C teve 10 nordestinos e os clubes do Norte foram recolocados no grupo B.

Nessa hipótese, o grupo A teria ABC-RN, Altos-PI, Aparecidense-GO, Atlético-CE, Botafogo-PB, Campinense-PB, Confiança-SE, Ferroviário-CE, Floresta-CE e Vitória-BA.

O grupo B, por sua vez, teria Botafogo-SP, Brasil-RS, Figueirense-SC, Manaus-MA, Mirassol-SP, Paysandu-PA, Remo-PA, São José-RS, Volta Redonda-RJ e Ypiranga-RS.

Isso, porém, não é uma certeza. A CBF também pode adotar um modelo mais geográfico, deixando Aparecidense, Confiança e Vitória no grupo B, enquanto Clube do Remo, Manaus e Paysandu apareceriam no grupo A.

Além disso, ainda existe a possibilidade de um sorteio definir as vagas, método que nunca foi adotado desde 2012, quando o atual modelo do campeonato foi adotado.

COMENTE

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

TRENDING