Dando prioridade à abertura de novos centros de testagem periódicos e itinerantes em função da alta de casos de Covid-19, o Governo de Pernambuco decidiu não fazer mais o programa de testagem antes dos jogos nos estádios. Mas, em compensação, em parceria com o Trio de Ferro e os clubes do interior, a Gestão Estadual disponibilizará um ‘combo’ de 10 mil exames de antígeno (com validade de 24h) para os jogos do Campeonato Pernambucano e da Copa do Nordeste. A informação foi confirmada pela reportagem do NE45 com a Secretaria de Saúde de Pernambuco.
A destacar que, na parceria, o Governo só está responsável por repassar um número limite de testes por jogo. De resto, os clubes terão que arcar com logística de operação e material humano a ser utilizado.
Pela rodada de abertura do Campeonato Pernambucano, que acontece a partir deste final de semana, Náutico, Sport e Santa Cruz receberão o mesmo repasse de 1000 exames de antígeno – número que corresponde a 33% da capacidade máxima de 3 mil presentes permitida pelo atual decreto do Governo.
No Timbu, primeiro do Trio de Ferro a estrear, os testes acontecerão no sábado, a partir das 8h até às 16h30, horário do jogo contra o Íbis, nos Aflitos. Já a Cobra Coral, que faz sua primeira partida no Pernambucano no domingo, diante do Afogados da Ingazeira, no Arruda, ainda não divulgou a programação da testagem. Por fim, o Sport, que fecha a rodada na quarta-feira (26), ainda vai detalhar sua programação.
“É fundamental que, com a presença de torcida nos jogos de futebol, Pernambuco teste o máximo as pessoas que estão circulando nesses eventos, mesmo que estejam com a capacidade reduzida. Sabemos que a testagem é fundamental para o monitoramento do vírus, especialmente, com a presença da variante ômicron. Testar é uma das iniciativas fundamentais no enfrentamento à pandemia”, explica a secretária executiva de Vigilância em Saúde da SES, Patrícia Ismael.







0 comentários