Maiores times do estado, Bahia e Vitória amargam campanhas irregulares no Campeonato Baiano e estão fora do G4 da competição, restando duas rodadas para o término da primeira fase. A situação do Esquadrão, inclusive, é um pouco mais dramática: está no limite da zona de rebaixamento e corre maior risco de queda na competição.
Nesta matéria, o NE45 traz os cálculos necessários para a classificação no Estadual – ambos possuem chances, ainda que as do Tricolor sejam remotas – e fuga da queda – na competição, o penúltimo colocado só será rebaixado se a segunda divisão do Baiano tiver dez times confirmados. Confira, abaixo, o panorama atual e resultados necessários para a dupla Ba-Vi.
Classificação do Baiano, a duas rodadas do fim
1º) Jacuipense: 21 pontos (13 gols de saldo)
2º) Bahia de Feira: 14 pontos (4 gols de saldo)
3º) Atlético de Alagoinhas: 11 pontos (4 gols de saldo)
4º) Barcelona de Ilhéus: 11 pontos (-2 gols de saldo)
5º) Vitória: 9 pontos (0 gol de saldo)
6º) Doce Mel: 7 pontos (-2 gols de saldo)
7º) Vitória da Conquista: 7 pontos (-7 gols de saldo)
8º) Bahia: 6 pontos (-2 gols de saldo)
*9º) Unirb: 6 pontos (-4 gols de saldo)
10º) Juazeirense: 6 pontos (-4 gols de saldo)
*o nono colocado só será rebaixado se a Série A2 tiver dez times confirmados
Cenários de Bahia e Vitória
Bahia
Para não ser rebaixado
Em oitavo lugar, o Esquadrão precisa apenas fazer a própria parte para não ser rebaixado. Inclusive porque enfrenta o Vitória da Conquista, na Fonte Nova, que possui um ponto, um jogo e uma posição a mais. Além disso, os dois times (Juazeirense e Unirb) abaixo do Esquadrão ainda se enfrentam na rodada final.
Para avançar
Neste caso, o Tricolor precisa vencer os dois jogos restantes e torcer para que Atlético de Alagoinhas e Barcelona não pontuem mais, além de que o Vitória não pode vencer. O Doce Mel, por sua vez, não deve somar mais do que quatro pontos – enfrenta o time de Ilhéus, cenário ideal, sob a ótica do Bahia, para que seja aqui que saia vencedor.
Vitória
Para avançar
Atualmente em quinto lugar, o Vitória depende apenas de si para terminar no G4. Isso porque o Barcelona de Ilhéus, uma posição e dois pontos acima do Leão, tem uma partida a mais na competição – perdeu na última quinta para o Vitória da Conquista.
O Rubro-negro, inclusive, ainda pode terminar até na segunda colocação, caso obtenha 100% nas duas últimas rodadas, aliados a derrotas do Bahia de Feira, além de um tropeço do Atlético de Alagoinhas.
Para não ser rebaixado
As chances de queda, antes de tudo, são mínimas. Um simples triunfo mantém o Rubro-negro na elite. Caso conquiste apenas um ponto ou nenhum nas partidas finais, ainda precisariam ocorrer algumas combinações de resultados, já que os dois últimos colocados (Juazeirense e Unirb) se enfrentam. Mesmo caso de Bahia e Vitória de Conquista – com o adendo de que este tem uma partida a mais na competição. Confira, abaixo, as duas últimas rodadas da competição.
Últimos jogos do Baiano
Oitava e penúltima rodada
– Vitória da Conquista 1 x 0 Barcelona de Ilhéus – Lomanto Júnior – 10/03
– Bahia x Jacuipense – Fonte Nova – 12/03
– Unirb x Vitória – Carneirão – 12/03
– Atlético de Alagoinhas x Juazeirense – Carneirão – 13/03
– Bahia de Feira x Doce Mel – Arena Cajueiro – 13/03
Nona e última rodada – 16/03
– Doce Mel x Barcelona de Ilhéus – Barbosão
– Jacuipense x Atlético de Alagoinhas – sem local
– Bahia x Vitória da Conquista – Fonte Nova
– Vitória x Bahia de Feira – Barradão
– Juazeirense x Unirb – Adauto Moraes
0 comentários