O embate entre CRB e ASA pelo primeiro jogo da final do Campeonato Alagoano 2022 apresentou todos os elementos típicos de uma final: gols, nervosismo e polêmicas. Após sair na frente no placar, o Galo da Pajuçara viu o Fantasma empatar no início da segunda etapa. Na reta final do jogo, o Alvirrubro contou com o zagueiro Gilvar para desempatar o jogo e dar a vitória aos regatianos por 2 a 1.
O CRB ainda teve um gol marcado pelo centroavante Anselmo Ramon que foi impugnado pelo VAR na segunda etapa. O lance em questão precisou de sete minutos para que a equipe de arbitragem de vídeo cravasse o impedimento do camisa 9.
Com o resultado, o CRB terá a vantagem do empate para o segundo jogo da final do Estadual. A próxima partida acontece sob mando de campo do ASA, na próxima quarta-feira, às 20h, no Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca.
O jogo
Atuando em casa, o CRB surpreendeu com a escalação do atacante Vico como homem de articulação do meio-campo. Com a postura mais agressiva nos minutos iniciais, os regatianos imprimiram um forte ritmo de jogo e criaram ao menos duas chances de perigo ao gol do ASA antes dos 10 minutos.
Aos 10, o dedo do treinador fez efeito a favor do Galo da Pajuçara. Em belíssima cobrança de falta, Vico venceu o goleiro Railson e deixou o CRB em vantagem no primeiro tempo da decisão.
Em vantagem, o Alvirrubro diminuiu um pouco seu ritmo e continuou marcando forte o tridente ofensivo do ASA, formado pelos meias Roger Gaúcho, Anderson Feijão e Júnior Viçosa, destaques do Fantasma na campanha do Estadual. Sufocando o adversário, o CRB seguia criando chances, em especial, nas subidas dos laterais Reginaldo e Guilherme Romão.
O Alvinegro de Arapiraca só conseguiu mostrar a que veio nos minutos finais da etapa inicial, quando conseguiu imprimir uma blitz ao redor da área do CRB. A principal chance do Fantasma surgiu nos acréscimos, com o zagueiro Cristian Lucca, que acertou um chutaço de fora da área para carimbar a trave do goleiro Diogo Silva.
Segundo tempo
Após terminar melhor a primeira etapa, o ASA voltou em cima do CRB para o segundo tempo. A blitz do Fantasma logo fez efeito, pois com dois minutos de jogo, o meia Xandy arriscou chute de fora da área, que desviou em Gilvan, e bateu Diogo Silva para empatar a partida.
Apesar do empate, o ASA seguiu pressionando o CRB, mesmo jogando fora de casa. Contudo, o Galo conseguia sair bem lado direito, com Reginaldo para buscar o contra-ataque. O Galo chegou até mesmo a desempatar a partida, com Anselmo Ramon, mas após a análise do VAR – que durou sete minutos – o lance foi impugnado.
Após o longo tempo de paralisação, o jogo acabou caindo em temperatura. Enquanto o CRB buscava manter a posse de bola para propor os lances de ataque, o ASA tentava sair no contragolpe pela esquerda com Wendel Nery e Anderson Feijão. Contudo, nenhuma das equipes conseguia chegar com perigo ao gol adversário.
Aos 42, o CRB conseguiu voltar à dianteira do placar, novamente na bola parada. Rafael Longuine ergue bola na área, o zagueiro Gilvan sobe mais que a defesa do ASA e desvia para as redes do arqueiro Railson.
Nos acréscimos, o ASA tentou pressionar o CRB, mas o Galo se portou muito bem na defesa e conseguiu suportar o sufoco imposto pelo Fantasma. Assim, os regatianos saem em vantagem após a primeira partida da decisão do Campeonato Alagoano.
Ficha do jogo
CRB 2
Diogo Silva; Reginaldo (David), Gum, Gilvan e Guilherme Romão; Claudinei, Marthã (Raul Prata) e Vico (Rafael Longuine); Marcinho (Lucas Bonete), Richard (Gustavo Apis) e Anselmo Ramon. Técnico: Marcelo Cabo.
ASA 1
Railson; Michel, Cristian Lucca, Fábio Aguiar e Wendel Nery; Jorginho e Fidelis (Gutti); Roger Gaúcho (Lucas Gaspar), Anderson Feijão (Magdiel) e Xandy (Assis); Júnior Viçosa (Magal). Técnico: Jota Guerreiro.
Local: Estádio Rei Pelé, em Maceió (AL)
Árbitro: Rafael Trasci (SC)
Assistentes: Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Leila Naiara Moreira da Cruz (Fifa-DF)
Gols: Vico aos 10/1ºT (CRB), Xandy aos 2/2ºT (ASA) e Gilvan aos 42/2ºT (CRB).
Cartões amarelos: Richard (CRB); Cristian Lucca (ASA)
0 comentários