publicidade

Ceará bate o Avaí por 1 a 0 e consegue sua segunda vitória como mandante na Série A

Série A, CE, Ceará, Últimas

Por Yago Mendes

Por Yago Mendes

Postado dia 20 de julho de 2022

Alvinegro conta com belo gol de Vina nos acréscimos da 1ª etapa para vencer na Arena Castelão; meia marcou pelo terceiro jogo consecutivo

Como fica?

Com o resultado, o Ceará subiu, momentaneamente, quatro posições na tabela da Série A. Com 24 pontos ganhos, o Alvinegro de Porangabuçu chega à 10ª posição da competição, empatado com Flamengo, RB Bragantino e São Paulo.

Os próximos jogos

O Vozão volta a campo pela Série A no próximo domingo, às 16h. Diante do Juventude, no estádio Alfredo Jaconi, os cearenses irão encerrar sua participação no primeiro turno da elite do futebol nacional.

O jogo – Ceará x Avaí

Um tempo de atraso

Mais uma vez, a Arena Castelão apresentou problemas elétricos na temporada. Após o apagão na partida entre Fortaleza e Palmeiras, foi a vez do Ceará ter problemas de iluminação como mandante. Dessa forma, a partida diante do Avaí acabou começando com 47 minutos de atraso, com direito a equipes e árbitro retornando aos vestiários para reestabelecer o aquecimento até o problema ser resolvido.


1º Tempo – Vina decide e Ceará sai na frente

Após o atraso para começar a partida, o que se viu nos minutos finais foram duas equipes em ritmo baixo na Arena Castelão. Contudo, mesmo sem apresentar grande intensidade, o Avaí foi quem conseguiu ser mais perigoso no começo do jogo, explorando os erros de passe do Ceará ao redor de sua área.

O Vozão só conseguiu “pegar no tranco” a partir dos 10 minutos de partida, quando acertou um pouco mais a marcação no meio-campo e passou a jogar em velocidade pelos lados do campo, especialmente com Nino Paraíba e Mendoza. Ainda assim, errava muitos passes no último terço e pouco conseguia produzir com a bola rolando. Dessa forma, as principais chances saíam em bolas paradas ou cruzamentos para a área do goleiro Vladimir.

Já o Avaí seguia a sua proposta de atuar mais recuado e buscar armar jogadas a partir dos contra-ataques. As principais chances do Leão da Ilha foram cedidas pela defesa alencarina. Em três oportunidades – duas com Richardson e uma com Luiz Otávio -, os cearenses erraram passes na saída de bola e possibilitaram que os catarinenses chegassem com perigo à meta de João Ricardo.

No apagar das luzes, o Ceará contou com o seu principal jogador para lhe dar a vantagem. Em cobrança de falta, Bruno Pacheco rolou para Vina, que bateu colocado, saindo da barreira, para acertar o ângulo do goleiro do Avaí.

2º Tempo – Avaí muda, cria chances, mas Ceará consegue segurar placar

À frente do placar, o Ceará tentou voltar com mais presença ofensiva no início da segunda etapa, com o intuito de ampliar a vantagem. O Vozão ainda conseguiu criar duas chances, com Vina e Mendoza, mas pecou na hora de finalizar.

A partir dos 15 minutos, o Avaí se soltou mais em campo. Muito por causa das substituições do técnico Eduardo Barroca, que acionou Jean Pyerre, Marcinho e Vitinho, dando ao Leão mais alternativas no setor de ataque. Assim, mais perigoso em campo, os catarinenses passaram a explorar as jogadas pelos lados do campo e dar mais espaço ao Ceará.

Ceará x Avaí
Foto: Stephan Eilert/Ceará

A segunda metade da etapa final reservou um jogo mais franco entre as duas equipes. Enquanto o Avaí dominava a posse de bola e tentava prender o Vozão no seu próprio campo. O Alvinegro, por sua vez, tentava explorar os contra-ataques em velocidade com Mendoza.

Foi com essas receitas que as duas equipes quase modificaram o placar acertando bolas na trave. Aos 27, Natanael sobe bem pela esquerda e cruza para a área. Vitinho consegue desviar e a bola toca o poste do goleiro João Ricardo. No minuto seguinte, Mendoza recebeu bola no campo de ataque, avançou, tocou na saída do goleiro e, mais uma vez, a bola tocou a trave.

Nos minutos finais, o Ceará passou a administrar a partida para garantir o resultado. Com a marcação reforçada pelas entradas de Fernando Sobral e Rodrigo Lindoso, o Vozão conseguiu conter o ímpeto dos catarinenses e sair de campo com a sua segunda vitória em casa na Série A.

Posts

Informações, números, análises e mais: veja as últimas do Blog de Cassio Zirpoli sobre o futebol nordestino

Ficha do jogo

Ceará 1
João Ricardo; Nino Paraíba, Messias, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Richard Coelho (Fernando Sobral), Richardson (Rodrigo Lindoso) e Vina; Lima (Matheus Peixoto), Mendoza e Zé Roberto (Iury Castilho). Técnico: Marquinhos Santos.

Avaí 0
Vladimir; Kevin, Bressan, Rafael Vaz e Natanael; Lucas Ventura (Vitinho), Eduardo (Nathan) e Jean Cléber (Jean Pyerre); Renato (Marcinho), William Pottker e Bissoli (Vinícius Jaú). Técnico: Eduardo Barroca.

Local: Arena Castelão
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Jean Márcio dos Santos e Lorival Candido das Flores (ambos do RN)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (FIFA-SP)
Gols: Vina aos 48/1ºT (Ceará)
Cartões amarelos: Lucas Ventura e Vitinho (Avaí)
Público: 37.567 torcedores
Renda: R$ 322.708,00

COMENTE

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

TRENDING