Connect with us
Kieza tem lesão grau 2 na coxa direita e desfalca o Náutico por até 4 semanas Kieza tem lesão grau 2 na coxa direita e desfalca o Náutico por até 4 semanas

NáuticoPESérie BÚltimas

Técnicos, contratações e números: atual campanha na Série B tem semelhanças com último rebaixamento do Náutico

Foto: Tiago Caldas/ CNC

Published

on

Seis derrotas consecutivas, pior defesa da Série B e lanterna do campeonato. Este é o atual cenário do Náutico no Brasileirão, em uma péssima campanha e que tem semelhanças justamente com o desempenho de 2017, ano do último rebaixamento do Alvirrubro para a Série C do Campeonato Brasileiro.

As campanhas não são 100% iguais, mas possuem coincidências que vão desde o alto número de reforços e técnicos no ano até a baixa pontuação da equipe no Brasileirão após 22 rodadas jogadas de Série B.

Abaixo, o NE45 detalhou alguns pontos que comprovam esta situação e alertam para a gravidade da campanha do Náutico em 2022.

Kieza tem lesão grau 2 na coxa direita e desfalca o Náutico por até 4 semanas
Foto: Tiago Caldas/ CNC

Náutico tem pontuação parecida com 2017

Na atual edição do torneio, o Timbu tem 18 pontos ganhos após 22 jogos de Série B, ocupando a lanterna da competição e estando seis atrás da Chapecoense, primeiro time fora da zona de rebaixamento e que possui 24.

Em 2017, após 22 rodadas de Série B, o Náutico tinha 17 pontos, um a menos que atualmente, mas estava na vice-lanterna da competição. A distância para sair do Z-4, por sua vez, era de oito pontos para o Goiás, o primeiro time que estava fora da zona de rebaixamento.

Ou seja, em comparação com 2017, o Náutico tem um ponto a mais este ano, porém ocupa uma posição pior na tabela. E a distância para sair da zona de rebaixamento, que é o que realmente importa, em 2022 é menor: atualmente é de seis pontos, enquanto cinco anos atrás era de oito.

As classificações de 2017 e 2022. Arte: Pedro Pereira/EC Bahia Números

Outra semelhança com 2017 é a sequência de seis derrotas consecutivas. Da 17ª até a 22ª desta Série B, o Náutico perdeu todos os jogos. O Timbu foi derrotado por Grêmio, Chapecoense, Ponte Preta, Londrina, Bahia e Operário.

Em 2017, inclusive, o Timbu também perdeu seis jogos consecutivos. Da 6ª até a 11ª rodada da edição da Série B de cinco anos atrás, o Náutico perdeu todas. Aliás, após 11 partidas daquela Segunda Divisão, o Alvirrubro sequer havia vencido.

Número alto de técnicos

Outra similaridade com 2017 é o alto número de técnicos. Em 2022, o Timbu já está no quarto técnico da temporada. Começou o ano com Hélio dos Anjos, depois trouxe Felipe Conceição, Roberto Fernandes veio em seguida e ganhou o Campeonato Pernambucano, mas não resistiu e foi substituído por Elano.

Atual treinador do Alvirrubro, Elano comandou o Náutico em três oportunidades, sendo derrotado em todos os jogos. Perdeu para Londrina, Bahia e Operário, onde o primeiro confronto foi nos Aflitos e os outros fora de casa.

"Cabe a gente se reerguer", diz Elano após derrota do Náutico para o Londrina
Elano ainda não venceu no comando do Timbu. Foto: Tiago Caldas/CNC

Em 2017, por sua vez, o Náutico teve cinco técnicos na temporada. Iniciou o ano com Dado Cavalcanti, depois trouxe Milton Cruz, em seguida Waldemar Lemos, posteriormente Beto Costa, que deu lugar a Roberto Fernandes, o último treinador da equipe em 2017.

Chuva de contratações

Em 2022, o Náutico trouxe 29 reforços até aqui, dos quais cinco já deixaram o clube. Só de atacantes, por exemplo, foram 11 nomes contratados em 2022. O Timbu, inclusive, segue em busca de mais nomes – ao menos um primeiro volante deve chegar.

Contratado com expectativas, Leandro Carvalho pouco correspondeu e já deixou o clube. Foto: Tiago Caldas/CNC

Esse cenário, aliás, foi ainda pior em 2017. Naquele ano, o Timbu contratou 38 jogadores, em levantamento feito pelo Diario de Pernambuco ao fim da temporada, que acabou com o time sendo rebaixado na lanterna, com apenas 32 pontos ganhos.

Atual presidente do Náutico, Diógenes Braga também esteve presente na direção do clube em 2017. Isso porque, em agosto daquele ano, ele passa a comandar a vice-presidência de futebol do alvirrubro.

Quando é o próximo jogo do Náutico?

O Timbu volta a campo nesta quarta-feira (10), diante do CRB, nos Aflitos, de 19h, em duelo pela 23ª rodada do Brasileirão.

Análises, informações, números e mais: Confira as últimas do Blog de Cassio Zirpoli
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados