As eliminatórias do Nordestão seguem indefinidas. Clubes, federações e a própria Liga do Nordeste aguardam posição oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Com o calendário apertado pela Copa do Mundo, que tem início em novembro, a possibilidade da realização da disputa apenas no início de 2023 foi colocada em discussão.
A pauta, no entanto, apesar de conversada, é vista como conflituosa por Constatino Júnior, vice-presidente da Liga. Em contato com a reportagem do NE45, ‘Tininho’ chamou atenção para a necessidade de ‘virar o ano’ com os grupos definidos, tendo em vista a disputa dos estaduais. Essa, inclusive, é uma das principais preocupações da CBF. Evitar o choque de datas.
“Quem tem a competência de publicar a data é a CBF. Tabela é feita por eles. Mas acho muito improvável. Porque já tem que começar o ano com tudo formado. Agora, é aguardar um pouco mais. Esperar por um posicionamento deles. Não cabe a gente essa questão. Foi conversado, mas estamos na espera”, disse.
Clubes querem mais tempo
Um possível adiamento, no entanto, é visto com bons olhos por alguns clubes. Caso do Botafogo-PB, que foi eliminado da Série C no último fim de semana e anunciou que está liberando todo o elenco. O cenário vivido pelo Belo, que se replica a outros participantes do pré-Nordestão, seria facilitado com datas na próxima temporada.
Qual o provável ‘desenho’ do Nordestão?
Apesar de, até o momento, nenhum posicionamento oficial ter sido emitido pela CBF, a tendência é de que o modelo de 2021 seja replicado. Se assim for, com os critérios estabelecidos anteriormente, serão estes os clubes que entrarão em campo:
- 1ª fase do Pré-Nordestão (mandantes): Altos (PI), Floresta (CE), Globo FC (RN), Imperatriz (MA), Jacuipense (BA), Moto Club (MA), Salgueiro (PE) e Treze (PB). Visitantes: 4 de Julho (PI), ASA (AL), Bahia de Feira (BA), Caucaia (CE), Cordino (MA), Falcon (SE), Parnahyba (PI) e Retrô (PE).
- 2ª fase do Pré-Nordestão (mandantes): América-RN, Botafogo-PB, Confiança (SE), CSA (AL), Ferroviário (CE), Juazeirense (BA), Santa Cruz (PE) e Vitória (BA).
- Fase de grupos: ABC (RN), Atlético de Alagoinhas (BA), Bahia (BA), Campinense (PB), Ceará (CE), CRB (AL), Fluminense (PI) Fortaleza(CE), Náutico (PE), Sampaio Corrêa (MA), Sergipe (SE) e Sport (PE).
Hoje, entre os prováveis classificados para as eliminatórias da Copa do Nordeste, apenas ASA, América-RN, CSA e Vitória seguem em ação. Buscam acessos nas Séries C e D.
No entanto…
Ainda que um modelo esteja pré-definido, tendo em vista a mais recente realização da disputa, há algumas arestas a serem aparadas pela CBF. Como por exemplo a tentativa de alguns clubes de participar da fase preliminar. Na Paraíba, Sousa e Treze entendem que estão no direito de jogar.
A discussão, no entanto, passa por mais de uma situação. O cenário é complexo. Enquanto o Campinense, atual campeão estadual, entra direto na fase de grupos; e o Botafogo-PB, vice, fica com a vaga por índice técnico, o Treze vê brecha para a participação através do ranking da CBF.
Já a situação do Sousa, apesar de também passar pelo ranqueamento da Confederação, é diferente. O Dinossauro acredita que o Botafogo-PB tem a vaga primeiro pelo ranking. Assim sendo, o acesso ao pré-Nordestão se daria pelo Campeonato Paraibano para o Verdão.
0 comentários