publicidade

Liga aguarda posição da CBF para ‘bater martelo’ sobre fase preliminar do Nordestão

Copa do Nordeste, Últimas

Por Vittória Fialho

Por Vittória Fialho

Postado dia 16 de agosto de 2022

As eliminatórias do Nordestão seguem indefinidas. Clubes, federações e a própria Liga do Nordeste aguardam posição oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Com o calendário apertado pela Copa do Mundo, que tem início em novembro, a possibilidade da realização da disputa apenas no início de 2023 foi colocada em discussão.

A pauta, no entanto, apesar de conversada, é vista como conflituosa por Constatino Júnior, vice-presidente da Liga. Em contato com a reportagem do NE45, ‘Tininho’ chamou atenção para a necessidade de ‘virar o ano’ com os grupos definidos, tendo em vista a disputa dos estaduais. Essa, inclusive, é uma das principais preocupações da CBF. Evitar o choque de datas.

“Quem tem a competência de publicar a data é a CBF. Tabela é feita por eles. Mas acho muito improvável. Porque já tem que começar o ano com tudo formado. Agora, é aguardar um pouco mais. Esperar por um posicionamento deles. Não cabe a gente essa questão. Foi conversado, mas estamos na espera”, disse.

Clubes querem mais tempo

Um possível adiamento, no entanto, é visto com bons olhos por alguns clubes. Caso do Botafogo-PB, que foi eliminado da Série C no último fim de semana e anunciou que está liberando todo o elenco. O cenário vivido pelo Belo, que se replica a outros participantes do pré-Nordestão, seria facilitado com datas na próxima temporada.


Qual o provável ‘desenho’ do Nordestão?

Posts
Foto: Rennê Carvalho/ABC F.C

Apesar de, até o momento, nenhum posicionamento oficial ter sido emitido pela CBF, a tendência é de que o modelo de 2021 seja replicado. Se assim for, com os critérios estabelecidos anteriormente, serão estes os clubes que entrarão em campo:

  • 1ª fase do Pré-Nordestão (mandantes): Altos (PI), Floresta (CE), Globo FC (RN), Imperatriz (MA), Jacuipense (BA), Moto Club (MA), Salgueiro (PE) e Treze (PB). Visitantes: 4 de Julho (PI), ASA (AL), Bahia de Feira (BA), Caucaia (CE), Cordino (MA), Falcon (SE), Parnahyba (PI) e Retrô (PE).
  • 2ª fase do Pré-Nordestão (mandantes): América-RN, Botafogo-PB, Confiança (SE), CSA (AL), Ferroviário (CE), Juazeirense (BA), Santa Cruz (PE) e Vitória (BA).
  • Fase de grupos: ABC (RN), Atlético de Alagoinhas (BA), Bahia (BA), Campinense (PB), Ceará (CE), CRB (AL), Fluminense (PI) Fortaleza(CE), Náutico (PE), Sampaio Corrêa (MA), Sergipe (SE) e Sport (PE).

Hoje, entre os prováveis classificados para as eliminatórias da Copa do Nordeste, apenas ASA, América-RN, CSA e Vitória seguem em ação. Buscam acessos nas Séries C e D.

No entanto…

Posts
Equipe paraibana tenta ingressar nas eliminatórias do Nordestão. Foto: Rodenbusch Neto/Treze 

Ainda que um modelo esteja pré-definido, tendo em vista a mais recente realização da disputa, há algumas arestas a serem aparadas pela CBF. Como por exemplo a tentativa de alguns clubes de participar da fase preliminar. Na Paraíba, Sousa e Treze entendem que estão no direito de jogar.

A discussão, no entanto, passa por mais de uma situação. O cenário é complexo. Enquanto o Campinense, atual campeão estadual, entra direto na fase de grupos; e o Botafogo-PB, vice, fica com a vaga por índice técnico, o Treze vê brecha para a participação através do ranking da CBF.

Já a situação do Sousa, apesar de também passar pelo ranqueamento da Confederação, é diferente. O Dinossauro acredita que o Botafogo-PB tem a vaga primeiro pelo ranking. Assim sendo, o acesso ao pré-Nordestão se daria pelo Campeonato Paraibano para o Verdão.

COMENTE

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

TRENDING