Goleiro do Leão faz ao menos seis defesas difíceis e para o ataque do São Paulo; Juninho Capixaba marcou o gol da vitória ainda no primeiro tempo
Mais um degrau subido. Jogando no Morumbi, o Fortaleza fez um jogo inteligente e venceu o São Paulo fora de casa. Contando com grande atuação do goleiro Fernando Miguel, o Tricolor do Pici marcou com Juninho Capixaba, ainda no primeiro tempo, para conquistar a quinta vitória em cinco jogos no returno da Série A.
Como fica?
Com o resultado, o Fortaleza segue em sua caminhada de recuperação no Brasileirão. Garantindo a manutenção dos 100% de aproveitamento no returno, o Leão do Pici chegou aos 30 pontos conquistados e se aproxima da primeira página da tabela. Agora, o Tricolor de Aço já o 12º colocado na Série A.
Próximo compromisso
Em ascensão, o Tricolor do Pici terá mais uma semana cheia para se preparar para seu próximo compromisso na Série A. O Leão voltará a campo apenas no próximo domingo, às 16h, quando recebe o Botafogo, na Arena Castelão.
O jogo – São Paulo x Fortaleza
1º Tempo – Fernando Miguel garante e Fortaleza sai na frente
O embate entre São Paulo e Fortaleza começou com muito estudo de ambas as partes. Jogando em casa, o Tricolor do Morumbi precisou mudar a sua estratégia logo aos 2 minutos, quando Nikão sentiu dores na coxa e foi substituído por Luciano.
Assim, com uma escalação mais ofensiva, os paulistas dominavam a posse de bola e buscavam ter a iniciativa das ações do jogo. O Fortaleza, por sua vez, se concentrava em não dar espaços aos donos da casa, gerando muita dificuldade ao São Paulo, e partir no contragolpe em velocidade.
E foi assim que os cearenses chegaram ao gol. Aos 31, Moisés recebeu bola pela esquerda e avançou. O atacante cruzou para a área e encontrou o lateral Juninho Capixaba, que bateu forte para vencer o goleiro Jandrei e abrir o placar para o Leão do Pici.
Atrás no placar, o São Paulo passou a exercer mais pressão no setor ofensivo. Já o Tricolor cearense adotou uma postura mais recuada dando campo ao time comandado por Rogério Ceni.
Assim, a equipe paulista começou a criar mais oportunidades perigosas, mas esbarrou no goleiro Fernando Miguel, que fez uma grandes defesas em chute de Rodrigo Nestor e na cabeçada de Galoppo. O arqueiro alencarino ainda viu o lateral Wellington balançar o travessão, aos 38.
2º Tempo – Fernando Miguel empilha defesas e garante 3 pontos
Em vantagem, o Fortaleza viu o São Paulo voltar ainda mais ofensivo do intervalo. No reinício de jogo, os paulistas retornaram com Reinaldo e Patrick nas vagas de Wellington e Galoppo. Essa postura mais ofensiva fez com que a blitz tricolor se intensificasse ainda mais no campo de defesa do Leão do Pici.
Para suportar a pressão, o técnico Juan Pablo Vojvoda recuou mais a equipe, retornando ao esquema com três zagueiros. Assim, o lateral Tinga foi acionado na vaga de Ronald e, além dele, também entrou Hércules na vaga de Thiago Galhardo.
Apesar da postura mais recuada, o Fortaleza seguia dando espaços para o São Paulo criar. Por isso, o goleiro Fernando Miguel continuou sendo exigido e empilhando grandes defesas em finalizações de Calleri e Luciano.
Nos últimos minutos, o Fortaleza ainda acionou o meia Matheus Vargas na vaga de Robson e o meio-campista foi o responsável por perder a principal chance do Leão na segunda etapa. Aos 48, o camisa 20 recebeu bola cara a cara com o goleiro Jandrei, finalizou em cima do goleiro são-paulino e o arremate explodiu na trave. Após o lance, o árbitro assinalou o impedimento do jogador alencarino.
VAAAAAAAAMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO pic.twitter.com/XF2Ch5aji5
— Fortaleza Esporte Clube 🦁 (@FortalezaEC) August 28, 2022
Ficha do jogo
São Paulo 0
Jandrei; Diego Costa, Ferraresi e Léo Pelé; Igor Vinícius, Pablo Maia (Alisson), Rodrigo Nestor, Galoppo (Patrick) e Wellington (Reinaldo); Nikão (Luciano) e Calleri. Técnico: Rogério Ceni.
Fortaleza 1
Fernando Miguel; Brítez, Marcelo Benevenuto, Titi e Juninho Capixaba; Ronald (Tinga), Lucas Sasha e Zé Welison; Thiago Galhardo (Hércules), Moisés (Romarinho) e Robson (Matheus Vargas). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Felipe Alan Costa de Oliveira (ambos de MG)
VAR: Adriano Milczvski (PR)
Gols: Juninho Capixaba aos 31/1ºT (Fortaleza)
Cartões amarelos: Reinaldo, Patrick (São Paulo); Marcelo Benevenuto, Fernando Miguel (Fortaleza)
0 comentários