Após viver momento mais complicado no comando do Fortaleza, Vojvoda teve apoio da diretoria do Leão e é o nome para sequência do trabalho em 2023
O dia 21 de setembro de 2022 ficará marcado na história do Fortaleza e também na do treinador Juan Pablo Vojvoda. Nesta quarta-feira, enquanto trabalham na preparação para encarar o Flamengo pela Série A, o casamento entre o clube e o técnico argentino completou 500 dias.
Anunciado em 10 de maio de 2021, Vojvoda chegou credenciado pelos seus trabalhos no Huracán, Talleres e Defensa y Justicia (Argentina), além do Unión La Calera (Chile). Apesar de cercado de desconfiança em sua chegada, o substituto de Enderson Moreira logo caiu nas graças da torcida.
Em 110 jogos no comando do Leão do Pici, o técnico argentino conquistou 51 vitórias, 26 empates e 33 derrotas, conquistando um aproveitamento de 54,2%. Ao todo, foram 160 gols marcados e 122 sofridos.

O desempenho em campo logo se transformou em troféus na galeria tricolor e campanhas inéditas na história centenária do Fortaleza. Assim, Vojvoda já soma dois títulos estaduais e uma Copa do Nordeste (2022).
Sob o comando do argentino, os alencarinos também conquistaram a inédita vaga direta à fase de grupos da Libertadores da América – onde foram eliminados pelo Estudiantes nas oitavas de final – e chegaram às semifinais da Copa do Brasil no ano passado.
A turbulência
Apesar do bom histórico no comando do Leão do Pici, não dá para dizer que todos os dias foram de flores na relação entre Vojvoda e Fortaleza. Na disputa da Série A de 2022, o vínculo entre o técnico e o clube viveu seu momento mais tenso, quando o Leão terminou o primeiro turno da competição na última posição, com 15 pontos.

Contudo, gozando da confiança da diretoria, o treinador conseguiu dar a volta por cima no Brasileirão. Com a chegada dos reforços e o fim da maratona intercalando jogos de Libertadores e Copa do Brasil entre as rodadas da Série A, Vojvoda comandou o Fortaleza para uma reação histórica no início do segundo turno, quando o Tricolor venceu cinco jogos segundos, igualando a melhor sequência de um time nordestino na história dos pontos corridos.
Assim, faltando 11 rodadas para o fim da Série A, o Fortaleza figura fora da zona de rebaixamento, na 14ª posição com 31 pontos conquistados, três à frente do Avaí, primeiro time da zona de rebaixamento.
Vojvoda permanece?
Apesar de ainda ter o restante da temporada a ser disputada, o Fortaleza já se manifestou no sentido de querer a permanência do comandante para 2023. Valorizado e alvo de alguns clubes do futebol brasileiro, Vojvoda é considerado peça-chave para a sequência do planejamento do Tricolor do Pici.
“Primeiro temos de garantir a permanência e o calendário. Podemos ter a Sul-Americana também. O segundo passo é a comissão técnica. Falei para o Vojvoda e a permanência dele é fundamental, mas temos de esperar. Ele sabe o nosso desejo e acho que quer permanecer. Em uma negociação, ele deve dar preferência ao Fortaleza”, disse o presidente tricolor, Marcelo Paz, em entrevista à Rádio Verdes Mares.

0 comentários