Tricolor sofre com volume de jogo do Tigre, mas consegue sair na frente com gol de Vítor Jacaré; Novorizontino empata na reta final da 1ª etapa
Não deu para segurar. Após sofrer com pressão do Novorizontino nos primeiros minutos, o Bahia conseguiu ser cirúrgico em sua primeira chance para marcar com Vítor Jacaré e sair na frente. Contudo, com muitas dificuldades no ataque, o Esquadrão viu o Tigre do Vale seguir aumentando seu volume ofensivo até empatar com o gol do artilheiro Ronaldo.
Na segunda etapa, os paulistas seguiram com o domínio do jogo enquanto conseguiram imprimir um forte ritmo. Porém, nos minutos finais, com uma queda da intensidade, os tricolores aproveitaram para equilibrar o jogo e criar uma grande chance com Rodallega, que cabeceou para fora.
Como fica?
Com o resultado, o Bahia chega ao seu quinto jogo sem vencer na Série B. Com mais um ponto somado, o Esquadrão chega aos 53, mas vê o Vasco encostar após a vitória contra o Operário-PR. Além disso, o Tricolor de Aço passa também a se preocupar com os perseguidores – Sport com 49 e Ituano podendo chegar a 50, se vencer o Cruzeiro.
Próximo jogo
O Esquadrão terá a chance de voltar a vencer diante de um time que soma cinco derrotas consecutivas. Assim, o Bahia voltará a campo no próximo sábado, diante do Brusque, na Arena Fonte Nova, às 16h.
O jogo – Novorizontino x Bahia
1º Tempo – Esquadrão aproveita chance e Tigre corre atrás para empatar
Jogando em casa, o Novorizontino não tomou conhecimento do Bahia e partiu para cima dos Tricolores logo nos primeiros minutos. Assim, a defesa do Esquadrão precisou suportar o volume do Tigre do Vale, que apesar de cercar, tinha a pontaria pouco afiada para exigir defesas de Mateus Claus.
Porém, o Bahia acabou fazendo valer a velha máxima do “quem não faz, leva” já em sua primeira descida efetiva ao ataque. Aos 19, Ricardo Goulart recebeu na direita, levantou a cabeça e cruzou para a área. Livre, Vítor Jacaré apareceu em velocidade e testou firme, sem chance para o goleiro Vinícius Almeida.
O GOL POR TRÁS DO GOL! 🐊 pic.twitter.com/InG6ZqFDSg
— Esporte Clube Bahia (@ECBahia) October 5, 2022
Mesmo atrás no placar, o Novorizontino continuou trabalhando a bola e buscando criar chances, especialmente saindo dos pés do meia Diego Torres. O Esquadrão, por sua vez, tentava atacar no contragolpe, mas sofria para manter a bola no campo de ataque.
Assim, depois de pressionar por toda a segunda metade da etapa inicial, o Tigre chegou ao gol aos 42. Após cobrança de lateral e bate-rebate na intermediária, a bola se apresenta para o centroavante Ronaldo, que saiu cara a cara com Mateus Claus, e teve a tranquilidade de tirar do goleiro para empatar a partida.

2º Tempo – Novorizontino pressiona, mas não fura defesa baiana
A etapa inicial começou com uma cara semelhante ao que se viu nos últimos minutos do 1º tempo. Assim, o Novorizontino era quem dava as cartas na partida, principalmente no campo ofensivo após técnico Mazola Júnior tornar a equipe mais ofensiva com as entradas de Ramon Martínez e Quirino nas vagas de Gustavo Bochecha e Ronaldo, que voltou de lesão nesta terça-feira.
Sem conseguir sair nos contragolpes, o Bahia viu a pressão do Tigre ir crescendo progressivamente. Como resposta, o técnico Eduardo Barroca tentou melhorar a produção do Esquadrão com as entradas de Caio Vidal e Rodallega nos lugares de Mugni e Ricardo Goulart.
Em sua primeira participação, o camisa 9 Tricolor quase colocou os baianos novamente na frente. Após cruzamento vindo do lado direito, o centroavante cabeceou firme, mas a bola saiu ao lado da trave esquerda do goleiro Vinícius Almeida.
https://t.co/f83LUMx8W9 pic.twitter.com/uVK08tQyIB
— Esporte Clube Bahia (@ECBahia) October 5, 2022
Nos minutos finais, o Bahia esboçou uma reação e tentou equilibrar as ações no Jorjão. Se aproveitando especialmente das bolas alçadas na área, o Esquadrão tentava incomodar o goleiro Vinícius. O Novorizontino, por sua vez, até buscava dominar as ações, mas já não tinha a intensidade necessária para furar a linha defensiva do Tricolor.
Na reta final, o Tricolor ainda perdeu o volante Emerson Santos, que foi expulso após tomar o segundo cartão amarelo por falta dura na entrada da área. Na cobrança, Paulinho cobrou longe da meta de Mateus Claus.
Dessa forma, o Bahia chegou ao seu quinto jogo sem vitória e viu sua distância para o Vasco cair para apenas um ponto. Além disso, o Esquadrão agora já passa a enxergar o pelotão dos perseguidores pelo retrovisor, com o Sport a quatro pontos e o Ituano podendo diminuir a diferença para três.

Análises, números, estatísticas e mais: Confira as últimas do Blog de Cassio Zirpoli
Ficha do jogo
Novorizontino 1
Vinícius Almeida; Willean Lepo, Wálber, Ligger e Paulinho; Jhony Douglas (Léo Baiano), Gustavo Bochecha (Ramon Martínez) e Diego Torres; Douglas Baggio (Hélio Borges), Bruno Costa (Ronald) e Ronaldo (Quirino). Técnico: Mazola Júnior.
Bahia 1
Mateus Claus; Marcinho, Ignácio, Luiz Otávio e Luiz Henrique (André); Patrick de Lucca, Rezende (Emerson Santos), Lucas Mugni (Caio Vidal) e Daniel; Ricardo Goulart (Rodallega) e Vítor Jacaré (Igor Torres). Técnico: Eduardo Barroca.
Local: Estádio Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte (SP)
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Assistentes: Ricardo Junio de Souza (MG) e Fernanda Nândrea Gomes Antunes (FIFA- MG)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (FIFA- MG)
Gols: Vítor Jacaré aos 19/1ºT (Bahia); Ronaldo aos 42/1°T (Novorizontino)
Cartões amarelos: Diego Torres, Gustavo Bochecha, Ramon Martínez (Novorizontino); Lucas Mugni, Emerson Santos (Bahia)
Cartão vermelho: Emerson Santos (Bahia)
0 comentários