O encerramento do jogo entre Ceará e Cuiabá foi marcado por cenas lamentáveis na Arena Castelão. Aos 47 do segundo tempo, quando o Vozão marcou o gol de empate, a partida precisou ser interrompido devido à confusão generalizada nas arquibancadas no estádio, que gerou uma invasão do gramado.
Em campo, o jogo foi bastante disputado, apesar das dificuldades técnicas das duas equipes. O zero do placar só foi retirado aos 38 minutos, quando Deyverson aproveitou falha de Richardson para balançar as redes. O gol do Alvinegro foi marcado por Jô após bate-rebate na área.
Como fica?
Com o resultado, o Ceará segue uma posição à frente da zona de rebaixamento na Série A, com 34 pontos ganhos. O Alvinegro mantém três pontos de vantagem para o Cuiabá, que é o primeiro time na zona de rebaixamento.
Próximos jogos
O Vozão volta a campo pela primeira divisão no próximo domingo, às 18h, em novo confronto direto pela permanência no Brasileirão. Assim, o Ceará enfrenta o Atlético-GO, no estádio Antônio Accioly, pela 33ª rodada da Série A.
O jogo – Ceará x Cuiabá
1º Tempo – Muitas faltas e pouca criatividade em campo
Precisando vencer o confronto direto contra o Cuiabá para abrir maior distância da zona de rebaixamento, o Ceará entrou em campo na Arena Castelão com uma formação diferente. Apesar de Vina e Mendoza voltarem a ser opção para o técnico Lucho González, apenas o colombiano foi escalado no time titular, que ainda contou com uma linha de três zagueiros, com Victor Luís improvisado na defesa.
Assim, mesmo jogando de maneira mais retraída, coube ao Vozão tomar a iniciativa da partida e ser mais presente no campo de ataque. O Dourado, por sua vez, veio para o gramado com uma formatação mais colocada para o contra-ataque. Dessa forma, a equipe visitante fez muitas faltas para matar as principais chegadas do Ceará. O principal alvo na etapa inicial foi o lateral Nino Paraíba, principal válvula de escape alvinegra na etapa inicial.
Mesmo com o domínio territorial no primeiro tempo, o Vozão sofreu bastante com erros de passes para progredir com a bola e ser mais agressivo. Portanto, a principal arma dos Alencarinos foram as bolas paradas – cobranças de falta e escanteios – à área do Cuiabá.
A melhor chance do jogo no primeiro tempo foi alvinegra. Aos 20 minutos, Nino desviou bola longa lançada para o campo de ataque e encontrou Mendoza. O atacante avançou e bateu para o fundo das redes do goleiro João Carlos. Porém, o lance foi impugnado pela arbitragem.
2º Tempo – Ceará tenta, não marca e sofre castigo em falha
A etapa final começou com as duas equipes mantendo as propostas do primeiro tempo. O Ceará tentava manter a posse de bola, mas pouco conseguia produzir ofensivamente. O Cuiabá seguida investindo no contra-ataque. O Dourado até chegou a marcar com Deyverson, mas a arbitragem impugnou o lance.
O jogo mudou de figura aos cinco minutos. Após falta dura, o lateral Igor Cariús recebeu o segundo cartão amarelo e deixou o Cuiabá com um jogador a menos. Com superioridade numérica, o Vozão passou a pressionar o Dourado e logo acionou o meia Vina e o atacante Cléber, desfazendo a mudança de sistema de jogo do início da partida.
Apesar de dominar as ações, o Vozão seguia com muita dificuldade para criar jogadas e, efetivamente, gerar perigo ao gol defendido por João Carlos. Contudo, aos 38 minutos, a velha máxima do futebol: “quem não faz, leva” passeou pela Arena Castelão. Richardson recuou errado, a bola se apresentou para Deyverson, que driblou o goleiro João Ricardo e abriu o placar.
Em desvantagem, o Ceará partiu com tudo para fazer um último abafa sobre a equipe do Cuiabá. A tática deu certo e após bate-rebate, o atacante Jô empurrou para as redes. O lance foi analisado pelo VAR e o gol sendo confirmado pelo árbitro Caio Max Vieira.
Confusão e jogo parado por invasão de torcida
Contudo, a partida não terminou do jeito que deveria na Arena Castelão. Depois do gol do Cuiabá, uma parte dos presentes nas arquibancadas iniciaram uma confusão generalizada e, durante a briga, arremessaram cadeiras no gramado e objetos em direção aos reservas do Dourado.
Durante o confronto entre integrantes de facção organizada, houve invasão de campo de pessoas que cercaram jogadores do Vozão, que precisaram ser retirados de campo. Dessa forma, após o policiamento pedir para as arquibancadas serem evacuadas, o árbitro encerrou a partida e afirmou que irá relatar os eventos ocorridos em súmula.
Lutamos até o fim, mas a vitória não veio! O elenco está bem e seguro e pronto para continuar em busca do objetivo!
— Cuiabá Esporte Clube (@CuiabaEC) October 16, 2022
Avante, Dourado! Vamos até o fim! 💪🔰 pic.twitter.com/tvGlL2mlBZ
Ficha do jogo
Ceará 0
João Ricardo; Gabriel Lacerda (Cléber), Luiz Otávio e Victor Luís; Nino Paraíba, Richard Coelho (Guilherme Castilho), Richardson, Lima (Vina) e Bruno Pacheco; Mendoza e Jô. Técnico: Lucho González.
Cuiabá 1
João Carlos; Joaquim, Alan Empereur e Paulão; Marcão Silva, Denilson, Rafael Gava (Daniel Guedes) e Igor Cariús; Rodriguinho (Pepê), André Luís e Deyverson (Gustavo Nescau). Técnico: António Oliveira
Local: Arena Castelão
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Jean Márcio dos Santos (RN) e Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO)
VAR: Rafael Traci (SC)
Gols: Deyverson aos 38/2ºT (Cuiabá)
Cartões amarelos: Nino Paraíba, Richard Coelho, Richard (Ceará); Joaquim, Denilson, Igor Cariús, Alan Empereur (Cuiabá)
Cartão vermelho: Igor Cariús (Cuiabá)
Público: 41.242 torcedores
Renda: R$ 333.954,00
0 comentários