O Fortaleza venceu mais uma. Em jogo movimento, o Leão contou com o brilho de seu lateral esquerdo para bater o Coritiba, em casa, por 3 a 1, e chegar ao seu 8º jogo de invencibilidade na disputa da Série A.
Marcaram para o Fortaleza, Juninho Capixaba (duas vezes) e Romarinho, que saiu do banco de reservas para definir o placar. Pelo Coritiba, o centroavante Matheus Cadorini foi quem descontou aos 14 da segunda etapa.
Como fica?
Com o resultado, o Leão do Pici segue sua perseguição ao G-8 em busca da classificação para a pré-Libertadores. Assim, os cearenses chegaram aos 48 pontos e ocupam o 9º lugar na tabela do Brasileirão.
Próximos jogos
O Fortaleza volta a campo apenas na próxima quarta-feira, quando visitará o Palmeiras, no Allianz Parque, às 16h. O jogo pode marcar a conquista do título nacional para o Alviverde caso o Internacional não vença o América-MG em jogo no mesmo dia e horário.
O jogo – Fortaleza x Coritiba
1º Tempo – Ritmo intenso e trocação franca no Castelão
O embate entre Fortaleza e Coritiba reservou um primeiro tempo animado para os torcedores presentes no Castelão. Com ambas as equipes procurando o ataque, foram ao todo 18 finalizações na etapa inicial do jogo.
Donos da casa, os tricolores iniciaram a partida dando um ritmo frenético em suas chegadas ao campo de ataque. Assim, o Fortaleza não só abriu o placar aos 2 minutos, com Juninho Capixaba, como ainda teve outra três possibilidades de ampliar o marcador antes dos 10 minutos.
Contudo, aos poucos o Coxa foi se estabelecendo melhor em campo e passando a equilibrar as ações. A sua primeira chance clara de gol aconteceu aos 12, quando o árbitro da partida marcou um toque de mão do lateral esquerdo do Leão dentro da área. Porém, chamado pelo VAR, acabou revendo a decisão e anulando a penalidade.
Dessa forma, quando o Coritiba passou a dominar as ações, com o Fortaleza se formatando para jogar no contra-ataque, a partida precisou ser paralizada para o volante Lucas Sasha, que sofreu um mal-estar, ser removido de ambulância para um hospital da capital alencarina. De acordo com o DM do Leão, o jogador – que foi substituído por Zé Welison ainda aos 10 minutos de jogo – estava consciente e saiu do Castelão acompanhado por um dos médicos do clube.
No reinício da partida, o Fortaleza conseguiu conectar um contragolpe em que teve uma grande chance de ampliar o placar. Em arrancada pelo meio-campo, Lucas Lima entrou na área e tentou finalizar. Entretanto, o jogador alencarino acabou sendo atingido pelo goleiro Gabriel. Portanto, com auxílio do VAR, a penalidade foi marcada. Thiago Galhardo fez a cobrança, mas viu o arqueiro Coxa Branca fazer a defesa.
Nos minutos finais do jogo, o Coritiba ampliou seu volume de jogo e passou a pressionar o Leão do Pici em seu próprio campo. Assim, chegou com perigo três vezes, exigindo boas defesas de Fernando Miguel. Porém, no último lance da etapa inicial, o Fortaleza em chute de Pedro Rocha, quase marcou. O atacante tricolor parou em mais uma boa defesa de Gabriel.

2º Tempo – Leão do Pici confirma vitória com mais dois gols
A segunda etapa começou com aspectos semelhantes ao que se viu nos minutos iniciais. Contudo, quem buscava a pressão era o Coritiba ao invés dos donos da casa. Assim, aos 3 minutos, Alef Manga finalizou com perigo para boa defesa de Fernando Miguel. A bola ainda tocou a trave antes de sair.
O Fortaleza, por sua vez, seguia buscando o ataque no erro do adversário. Dessa forma, em sua primeira chance no 2º tempo conseguiu ampliar o placar. Aos 10, Juninho Capixaba recuperou bola na entrada da área do Coxa, avançou pela grande área e bateu cruzado, no contrapé do goleiro.
Apesar da desvantagem, o Coritiba não se abalou e logo diminuiu o placar. Aos 14, Matheus Cadorini ganhou dividida de Brítez e invadiu a área leonina. Fernando Miguel saiu do gol para fechar o cruzamento, mas o centroavante do Coxa bateu na saída do goleiro para diminuir a vantagem alencarina.
Depois do placar ficar fixado em 2 a 1, o Fortaleza perdeu um pouco de sua intensidade. Por isso, o técnico Juan Pablo Vojvoda modificou sua equipe acionando o centroavante Silvio Romero, o atacante Romarinho e o volante Hércules, sendo os dois últimos aqueles que protagonizaram o lance do terceiro gol.
Em contra-ataque, Romarinho partiu em velocidade e acionou o jovem meio-campista pela esquerda. Hércules levantou a cabeça e cruzou rasteiro para o atacante chegar finalizando, de primeira, dar números finais ao placar.

Nos minutos finais, o Coritiba até tentou diminuir a vantagem dos cearenses, mas não conseguia ser efetivo em ameaçar o goleiro Fernando Miguel. O Fortaleza, entretanto, ainda teve uma grande oportunidade com Juninho Capixaba, que carimbou a trave em cobrança de falta.
Ficha do jogo
Fortaleza 3
Fernando Miguel; Tinga, Marcelo Benevenuto, Brítez e Juninho Capixaba; Lucas Sasha (Zé Welison), Caio Alexandre e Lucas Lima (Hércules); Pedro Rocha (Robson), Moisés (Romarinho) e Thiago Galhardo (Silvio Romero). Técnico: Juan Pablo Vojvoda
Coritiba 1
Gabriel; Nathan Mendes (Natanael), Chancellor, Guillermo de Los Santos e Rafael Santos; Jesús Trindade (Juan Díaz), Matías Galarza (Warley), Bruno Gomes e Boschillia (Régis); Alef Manga e Léo Gamalho (Matheus Cadorini). Técnico: Guto Ferreira.
Local: Arena Castelão
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli e Gustavo Rodrigues de Oliveira (ambos de SP)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (FIFA-SP)
Gols: Juninho Capixaba aos 2/1ºT e aos 10/2ºT (Fortaleza); Matheus Cadorini aos 14/2ºT (Coritiba); Romarinho aos 27/2ºT (Fortaleza)
Cartões amarelos: Lucas Lima (Fortaleza); Boschillia (Coritiba)
Cartão vermelho: Guillermo de Los Santos (Coritiba)
Público: 22.341 torcedores
Renda: R$ 230.493,00







0 comentários