Como o NE45 já havia informado na última terça-feira, o pré-Nordestão de 2023 passará por mudanças em seu formato. Assim, nesta sexta-feira, a CBF confirmou as alterações na fase preliminar, os critérios para as escolhas dos clubes e também as datas da maior competição regional do país. Veja, no fim da matéria, os confrontos da pré-Copa do Nordeste.
A principal novidade no Pré-Nordestão é a redução no número de clubes. Anteriormente, a fase preliminar contava com 24 clubes, mas agora terá apenas 16. A disputa será em duas rodadas de mata-mata, em confronto único. As datas desta fase são 5 e 8 de janeiro de 2023.
Outra novidade é com relação aos critérios de classificação para o Pré-Nordestão. Assim, para o ano que vem, as sete melhores federações da região vão ter direito a duas vagas (time de melhor ranking ainda sem vaga e time de melhor campanha ainda sem vaga, nesta ordem), enquanto as duas piores darão vaga só a partir do Ranking da CBF.
Antes do formato para 2023, o ranking era o último critério a ser considerado. Isso prejudicava equipes menos que tinham protagonizado boa campanha na competição. A mudança, por exemplo, ajudou Sousa-PB e Potiguar-RN, que entraram em vagas que anteriormente seriam para Treze-PB e Globo-RN.
A redução no Pré-Nordestão, inclusive, fez alguns times ficarem de fora. 4 de Julho, Bahia de Feira, Falcon, Floresta, Juazeirense, Parnahyba e Salgueiro não vão participar do Nordestão em 2023.
Sendo assim, os 16 clubes que vão brigar por quatro vagas na fase de grupo são: Vitória, CSA, Confiança, Santa Cruz, Botafogo-PB, Ferroviário-CE, América-RN, Altos, Moto Club, Caucaia, Jacuipense, Retrô, ASA, Cordino, Potiguar de Mossoró e Sousa.
“As 16 equipes apresentadas acima serão ordenadas conforme suas posições no RNC 2022. A partir daí, serão definidos os confrontos, com o primeiro colocado enfrentando o 16º, o segundo com o 15º e assim por diante. Os clubes melhores ranqueados fazem o jogo único como mandantes nas duas fases”, diz o site da CBF.

Formato mantido da Copa do Nordeste
Além de confirmar as alterações no pré-Nordestão, a CBF também destacou que o formato do campeonato segue o mesmo. A fase preliminar do torneio ocorre em 5 e 8 de janeiro, logo no início de 2023, enquanto a fase de grupos começará no dia 22 do mesmo mês e será realizada em 12 datas.
As finais do torneio, por sua vez, ocorrem em 19 de abril e 3 de maio. Vale lembrar que, até aqui, a CBF não divulgou a tabela do torneio.
Desde 2019, a Copa do Nordeste é realizada com dois grupos de oito times que duelam contra clubes da outra chave. Os quatro melhores de cada lado vão para as quartas de final, que é decidida em jogo único, assim como a semifinal. A final, por sua vez, é ida e volta.

Confrontos do pré-Nordestão
- Vitória-BA (1º) x Cordino-MA (16º)
- CSA-AL (2º) x Potiguar de Mossoró-RN (15º)
- Confiança-SE (3º) x Sousa-PB (14º)
- Santa Cruz-PE (4º) x Caucaia-CE (13º)
- Botafogo-PB (5º) x Retrô-PE (12º)
- Ferroviário-CE (6º) x ASA-AL (11º)
- América-RN (7º) x Moto Club-MA (10º)
- Jacuipense-BA (8º) x Altos-PI (9º)
Os 16 times no pré-Nordestão
- Alagoas: ASA e CSA
- Bahia: Jacuipense e Vitória
- Ceará: Caucaia e Ferroviário
- Maranhão: Cordino e Moto Club
- Paraíba: Botafogo-PB e Sousa
- Pernambuco: Retrô e Santa Cruz
- Piauí: Altos
- Rio Grande do Norte: América-RN e Potiguar de Mossoró
- Sergipe: Confiança
Os classificados à fase de grupos
- Alagoas: CRB
- Bahia: Atlético de Alagoinhas e Bahia
- Ceará: Ceará e Fortaleza
- Maranhão: Sampaio Corrêa
- Paraíba: Campinense
- Pernambuco: Náutico e Sport
- Piauí: Fluminense-PI
- Rio Grande do Norte: ABC
- Sergipe: Sergipe
0 comentários