Connect with us
Comissão Eleitoral impossibilita candidatura de Luciano Bivar para as eleições do Sport Foto: Divulgação Comissão Eleitoral impossibilita candidatura de Luciano Bivar para as eleições do Sport Foto: Divulgação

PESérie BSportÚltimas

Alegando incompatibilidade, Comissão Eleitoral impossibilita candidatura de Luciano Bivar para as eleições do Sport

Foto: Divulgação/Instagram de Luciano Bivar

Published

on

Luciano Bivar não poderá ser candidato a presidente nas eleições do Sport. Alegando incompatibilidade, uma vez que ele é um deputado federal reeleito pelo União Brasil e o estatuto do clube não permite – mesmo deixando interpretação imprecisa – que o mesmo esteja em cargo público e presida o clube simultaneamente, a Comissão Eleitoral impossibilitou a candidatura do ex-presidente.

Luciano Bivar_Deputado_Candidato_Sport
Foto: Divulgação/Instagram de Luciano Bivar

A informação foi divulgada inicialmente pelo repórter João Victor Amorim, da Rádio Jornal, e confirmada pela reportagem do NE45, que conversou com o presidente da Comissão Eleitoral, Alexandre Bartilotti.

Em contato com a reportagem, o presidente alegou que a Comissão, baseada no estatuto do clube e princípios do direito, entendeu que há incompatibilidade para que Luciano Bivar exerça os cargos – de deputado federal e presidente do Sport – simultaneamente. Assim, foi apontada uma inelegibilidade do candidato da oposição.

“A Comissão, com base no estatuto do clube, nos princípios gerais do direito e nas normas do direito eleitoral, todos esses fundamentos estão discriminados na decisão. A comissão entendeu que há uma incompatibilidade, portanto, uma inelegibilidade do candidato, pois ele é detentor de mandato de deputado federal, inclusive reeleito”, disse Alexandre.

estatuto sport
Foto: Divulgação/Estatuto do Sport

Oposição terá que trocar chapa para as eleições do Sport

A inelegibilidade de Luciano Bivar, no entanto, não significa que a oposição terá que retirar a chapa. Segundo Alexandre, o grupo “Lealdade ao Sport” tem dois caminhos a partir de agora. O primeiro seria Luciano renunciar ao seu mandato de deputado, que ele acabou de conquistar no início de outubro; o outro seria o ex-presidente sair da chapa, substituindo por outro nome.

“O candidato terá o prazo de afastar essa inelegibilidade seja renunciando ao mandato de deputado ou substituindo o seu nome na chapa. Cabendo ao candidato, obviamente, a escolha dentre essas opções”, completou Alexandre.

O NE45 buscou contato com o candidato a vice-presidente da chapa “Lealdade ao Sport”, Augusto Caldas, para saber quais os caminhos que o grupo pretende trilhar a partir de agora. No entanto, a reportagem não obteve resposta até a publicação da matéria. O espaço será atualizado caso alguém da oposição deseje se pronunciar.

As duas candidaturas têm um prazo de dois dias para sanarem as pendências apontadas pela Comissão Eleitoral, que a partir da sexta-feira (2) terá dois dias úteis para deferir ou não as chapas para o pleito.

As eleições do Sport estão marcadas para o dia 16 de dezembro, das 8h às 18h, na sede social do Rubro-Negro, na Ilha do Retiro.

ÁLBUM DA COPA 2022 – DIA #10 – SPORT

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2020 NE45. Todos os direitos reservados