Em 14 anos de história, o Carcará do Engenho já mudou de nome, cor, cidade, e foi “rebatizado” após ser vendido para uma cachaçaria
Com capacidade para 25.456 pessoas, o Selhurst Park, estádio do Crystal Palace, em Londres, é capaz de comportar toda a população de Cruz do Espírito Santo, município de João Pessoa, na Paraíba. A analogia foi feita em matéria publicada no site oficial do clube inglês, nesta quinta-feira, após a “descoberta” do São Paulo Crystal, um homônimo no Nordeste do Brasil.
Na publicação, os ingleses resgatam a história do Carcará. Que é longa e recheada de curiosidades, com direito à “refundação”, mudança de nome, das cores e até de cidade. Tudo isso após o clube ser vendido a uma cachaçaria paraibana, em 2017. A partir daí, o então Lucena Sport Clube (1965-2017) foi rebatizado de São Paulo Crystal.
E, de fato, não é coincidência: a história do Tricolor se mistura com as de São Paulo e Crystal Palace. Passou a ter relação, na verdade, quando Múcio Fernandes assumiu a presidência do clube. Dono de uma cachaçaria intitulada de São Paulo, o mandatário viu a oportunidade de unir a admiração pelos clubes paulista e inglês.
Do escudo às cores do uniforme
Mas a homenagem, na verdade, vai além do nome. O escudo do time paraibano coleciona semelhanças com relação ao antigo emblema do Crystal Palace, usado até a década de 80. A águia é, inclusive, citada pelo clube inglês na matéria publicada.
E se o símbolo faz referência direta aos ingleses, as cores do uniforme homenageiam o Tricolor do Morumbi. Vermelho, branco e preto. Só que com listras verticais. O segundo padrão tem predominância do branco.
Referências validadas no estatuto do SPCFC
Muito além do que se vê em campo, as visíveis referências estão documentadas. Isso porque o estatuto do clube justifica as comparações. O São Paulo Futebol Clube e o Crystal Palace são citados nominalmente. Exaltados, os times são reverenciados como “modelos em excelência no futebol”.
Os três títulos mundiais do Tricolor paulista e os seis troféus de Campeonato Brasileiro aparecem no estatuto como motivação para a homenagem. As duas taças da segunda divisão do Campeonato Inglês faturadas pelo Crystal Palace também são lembradas.
O 2023 do SPCFC
O maior objetivo da equipe paraibana para a próxima temporada é se manter na Primeira Divisão do Paraibano. Um pensamento modesto, é verdade. Mas que se justifica quando o assunto é planejamento.
Hoje, o Carcará não tem técnico, nem elenco fechado e ainda estuda mudar de sede – mais uma vez. A procura por uma nova cidade é em busca de apoio. O clube segue em negociação com Cruz do Espírito Santo, mas tem Santa Rita e Cabedelo como possíveis destinos.
0 comentários