7 de fevereiro de 1988. Essa data está marcada na memória de todos os torcedores do Sport. O gol do zagueiro Marco Antônio decidiu, na Ilha do Retiro, o título Rubro-negro sobre o Guarani, no polêmico Campeonato Brasileiro de 1987.
“Hoje é aniversário do nosso título brasileiro de 1987. Um rugido destemido, de força e resistência, que fez do Sport campeão! O dia que o Brasil foi do Leão! ✊🏆 #87ÉNosso”, publicou o clube nas redes sociais.
Naquela edição do Campeonato Brasileiro, o regulamento previa um quadrangular final entre os clubes finalistas dos Módulos Verde e Amarelo.
Sport e Guarani entraram em campo, mas Flamengo e Internacional se recusaram a jogar. Por isso, perderam as respectivas partidas por W.O. Ao fim do quadrangular, o Leão venceu o Guarani e sagrou-se campeão.
O Flamengo se considera campeão e, ao longo dos anos, procurou reconhecimento do título via Justiça, mas perdeu em todas as instâncias, sendo a última no STF. Como campeão, o Sport disputou a Libertadores em 1988.
De fato, de direito e de cabeça
No dia 8 de setembro de 2018, foi apresentado o livro “1987 – De fato, de direito e de cabeça”, sobre o Campeonato Brasileiro daquele ano, o mais polêmico de todos os tempos. Cássio Zirpoli, junto ao amigo e jornalista André Gallindo, trouxeram todos os detalhes sobre aquela edição.
Com 288 páginas, preenchidas com extensa pesquisa, histórias, documentos, dezenas de entrevistas, curiosidades e fotos raras, a obra ocorreu em parceria com as editoras Onze Cultural e Zinnerama.
0 comentários