publicidade

Árbitro relata na súmula caso de injúria racial no jogo entre Fortaleza e CSA

Copa do Nordeste, AL, Alagoano, CE, Cearense, CSA, Fortaleza, Últimas

Por Daniel Leal

Por Daniel Leal

Postado dia 18 de fevereiro de 2023

Injúria racial foi relatada por Thales e Douglas, do CSA, no Presidente Vargas; Fortaleza promete buscar torcedores

A vitória do Fortaleza diante do CSA na quarta rodada da Copa do Nordeste acabou manchada por um caso de injúria racial. Os zagueiros Thales e Douglas, da equipe alagoana, relataram que um grupo de torcedores do Fortaleza os chamou de “cabelo de piaçava”. O árbitro da partida, José Woshington da Silva, relatou o caso na súmula do jogo.

“Fui informado, ao término da partida, pelo coordenador da CBF, o Sr. Marcos Augusto, que no intervalo da partida o mesmo foi procurado por dois atletas do CSA, o Sr. Douglas Matheus do Nascimento, número 30 e o Sr. Thales Natanael Lira de Matos, número 03, informando que no intervalo da partida enquanto os mesmos aqueciam, foram ofendidos por torcedores do Fortaleza que o chamaram de ‘cabelo de vassoura’, e que a polícia tinha ouvido”, escreveu o árbitro do quadro de Pernambuco no documento do jogo.

“O Sr. Marcos Augusto se encaminhou até o capitão da Policial Militar, o Sr. André Gaya, que estava no comando do efetivo que fazia a segurança do estádio. O mesmo foi verificar com seu efetivo a suposta agressão verbal e informaram que não tinha conhecimento do fato. Também informo que nenhum membro da equipe de arbitragem se encontrava no campo de jogo no momento do suposto fato”, acrescentou José Woshington da Silva, na súmula do jogo.


Injúria racial foi relatada por Thales e Douglas, do CSA, no Presidente Vargas; Fortaleza promete buscar torcedores
Caso de injúria racial foi relatado na súmula do jogo. Foto: CBF/Reprodução

Clubes reagem à injúria racial

A denúncia foi levada a público inicialmente pelo CSA, que soltou já neste sábado uma nota oficial sobre o ocorrido. Os dois jogadores realizaram um Boletim de Ocorrência após o jogo.

“O Centro Sportivo Alagoano repudia com veemência qualquer tipo de discriminação. (…) O clube acompanhou os jogadores até a delegacia para a realização do Boletim de Ocorrência. O ato, inclusive, será inserido na súmula da partida. Reforçamos o nosso total apoio aos dois atletas que, hoje, foram vítimas deste crime de racismo. A luta é nossa e estaremos sempre no combate”, afirmou a nota oficial do CSA.

A polícia cearense irá abrir investigação para tentar identificar os agressores. O Fortaleza, também em nota oficial, repudiou o caso de injúria racial e prometeu buscar a identificação dos torcedores envolvidos no caso.

Injúria racial foi relatada por Thales e Douglas, do CSA, no Presidente Vargas; Fortaleza promete buscar torcedores
Thales, zagueiro do CSA, também relatou a injúria racial. Foto: Morgana Oliveira/Ascom CSA

Abaixo, a nota ofícial do Fortaleza na íntegra sobre o caso de injúria racial:

Historicamente é assim: somos Terra da Luz, porque combatemos o racismo antes de todos os demais.

Se há um clube que tem cumprido seu dever no combate ao racismo, este clube é o Fortaleza. A luta tem bastante tempo.

A instituição Fortaleza já fez campanhas contra o racismo premiadas pela criatividade e inteligência. A marca própria homenageou o Dragão do Mar em seus uniformes. A torcida do Fortaleza já fez mosaicos estampando o grito de protesto para o planeta inteiro ver. Poucos clubes tiveram esta ousadia. E, o que parece ser coragem, nós chamamos de obrigação.

Ontem, no PV, cumprimos outra vez com nosso dever. Diante dos relatos dos jogadores do nosso clube-irmão CSA, buscamos, investigamos, vasculhamos a arquibancada com diligência na procura dos autores das frases ofensivas. E embora nem polícia, nem árbitros, nem federação, nem imprensa, nem outros torcedores tenham observado as ofensas ou apontado a sua origem, continuaremos nossa busca pela identificação dos agressores.

É nossa responsabilidade diante de nossa História, de nosso povo, de nossa torcida e de nossos atletas, que também sofrem com agressões mundo afora. #StopRacism

COMENTE

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

TRENDING