A CBF pode adiar o início do campeonato da Série C 2023. A Confederação decidiu convocar os clubes para deliberar sobre o formato da competição e a tabela dos jogos. A reunião vai acontecer na sexta-feira (03) de forma virtual. Mas ao que tudo indica, o início do campeonato pode ser adiado.
Segundo determinação do Estatuto do Torcedor é necessário que a tabela seja disponibilizada, de forma oficial, no site da CBF, 60 dias antes do início da Série C. No calendário, a competição estava prevista para começar no dia 22 de abril. Mas a contar com a reunião, ela pode ter início em 06 de maio.
Com o possível adiamento, alguns clubes estão apreensivos sobre como será o futuro. A maioria está competindo apenas o estadual. O Botafogo-PB, por exemplo, pode ficar mais de um mês sem ter jogos oficiais entre o fim do Campeonato Paraibano e a possível nova data da Série C.
Em entrevista ao GE PB, o presidente do clube, Alexandre Cavalcanti, disse que a nova data pode atrapalhar o planejamento da temporada. “Estão todos muito apreensivos, porque se for mesmo respeitado esse prazo (de 60 dias) do Estatuto do Torcedor, a Série C só começa em maio. Muitos clubes vão ficar parados e isso atrapalha o planejamento”.
Como vai ser a Série C 2023?
O formato da Série C deve permanecer o mesmo de 2022. A primeira fase é jogada em turno único, em 19 rodadas. No final, os quatro piores times caem enquanto os oito primeiros avançam para um quadrangular.
Na segunda fase, é formado dois grupos com quatro times. Em jogos de turno e returno, todos se enfrentam e os dois melhores classificados em cada grupo garantem acesso para a Série B. A disputa para saber quem vence o campeonato será entre os primeiros colocados de cada grupo.
Clubes que vão disputar a Série C 2023
- Náutico
- Amazonas
- América-RN
- Altos
- São Bernardo
- São José-RS
- Ypiranga-RS
- Aparecidense
- Botafogo-PB
- Brusque
- Confiança
- CSA
- Volta Redonda
- Figueirense
- Floresta
- Manaus
- Operário-PR
- Paysandu
- Pouso Alegre
- Remo
Representantes do Nordeste na Série C
O Nordeste terá sete representantes na Série C 2023: Altos (PI), América de Natal (RN), Botafogo (PB), Confiança (SE), CSA (AL), Náutico (PE) e Floresta (CE).

O Náutico é o único representante de Pernambuco na competição. Esta é a quarta participação do clube na Série C. A primeira aconteceu em 1999 e a última em 2019, quando foi campeão. No momento, o Timbu está disputando o Campeonato Pernambucano e se encontra em terceiro lugar, com 13 pontos (8J, 3V, 4E, 1D). Na Copa do Brasil, conseguiu passar de fase ao vencer o São Bernardo por 1×0.
O Altos está em terceiro lugar no Campeonato Piauiense e aguarda o início da Série C. Ele foi eliminado da Copa do Nordeste na fase pré-eliminatória. O América de Natal está disputando a Copa do Brasil e caso vença, avança de fase. No Campeonato Potiguar, ele lidera a segunda fase da competição.
O Botafogo-PB foi eliminado pelo Santa Cruz na Copa do Nordeste e segue colocando o Paraibano como prioridade nesse começo de temporada. O Confiança também foi eliminado no Nordestão e segue no Sergipano.
O CSA está jogando a Copa do Brasil, e aguarda a partida adiada contra o Brusque, além de competir na Copa do Nordeste e no Campeonato Alagoano. Enquanto o Floresta disputa a ‘Série B’ do Cearense.
0 comentários