publicidade

Sport x Santa Cruz: policiamento, onde assistir e o momento das equipes

Pernambucano, PE, Santa Cruz, Sport, Últimas

Por Yago Mendes

Por Yago Mendes

Postado dia 11 de março de 2023

Sport x Santa Cruz será marcado por retorno de torcida visitante

Demorou, mas finalmente vai acontecer. Após adiamentos sob a alegação de que as forças de segurança não conseguiriam garantir a ordem nos jogos entre Sport x Santa Cruz, o primeiro Clássico das Multidões de 2023 será realizado neste sábado, às 16h30, na Ilha do Retiro, pelo Campeonato Pernambucano.

Contudo, apesar do nivelamento que a rivalidade traz naturalmente para um embate deste porte, o Clássico das Multidões colocará frente à frente duas equipes em momentos bastante distintos na temporada.

Vale lembrar que este será também o primeiro clássico com torcida mista entre o Leão e a Cobra Coral desde 2020, quando Sport e Santa se enfrentaram na Ilha do Retiro, em 7 de março, pela Copa do Nordeste, em jogo vencido pelos Rubro-negros por 1 a 0.


Sport x Santa Cruz: o policiamento

De acordo com a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), para o regresso dos jogos com duas torcidas locais no estado – inclusive com Sport x Santa Cruz voltando a se enfrentar com torcidas após três anos -, cerca de 440 policiais militares farão a segurança dentro e fora do estádio.

A área interna da Ilha contará com 114 PMs do Batalhão de Choque. A área externa e as principais vias de acesso ao local do jogo contarão com a presença de 249 policiais, que farão a segurança dos torcedores.

A reportagem do NE45 questionou à PMPE entrar em sobre as “escoltas” às torcidas organizadas, se o procedimento continuaria a acontecer para este jogo, mas não recebeu respostas. Nas redes sociais, torcedores vinculados a núcleos uniformizados apontam que enviaram ofício à polícia com essa solicitação, mas não foram atendidos.

Por outro lado, o organismo destacou que “nas estações do metrô e terminais integrados de passageiros serão lançadas guarnições no patrulhamento motorizado para inibir a ação dos vândalos”.

Toda operação policial será monitorada por oficiais da Corporação através das câmeras de segurança no Centro Integrado de Controle e Comando Regional.

 Sport x Santa Cruz 2020
Elton marcou o gol da vitória leonina em março de 2020 – Foto: Anderson Stevens/Sport

Sport x Santa Cruz: onde assistir

O jogo entre Sport x Santa Cruz será transmitido pela TV Globo e DAZN.

As provaveis escalações para Sport x Santa Cruz

Sport: Renan; Eduardo, Rafael Thyere, Sabino e Igor Cariús; Ronaldo, Fabinho e Jorginho; Labandeira (Edinho), Luciano Juba e Vagner Love.

Santa Cruz: Michael Fracaro, Jefferson Feijão, Ítalo Melo, Alemão e Marcus Vinícius; Arthur Santos, Baraka (Daniel Pereira ou Anderson Paulista) e Felipe Gedoz; Lucas Silva, Maranhão e Pipico.

Arbitragem: Deborah Cecília
Assistentes: Francisco Chaves e José Romão

Como chega o Sport para o Clássico das Multidões?

O Sport é o líder do Estadual com 24 pontos, em dez partidas disputadas. O leão também é líder da Copa do Nordeste, com 15 pontos. Na temporada, a equipe rubro-negra acumula 12 vitórias, três empates e apenas uma derrota em 16 jogos, além de 42 gols marcados e apenas dez sofridos.

O “trunfo” rubro-negro para o Clássico chama-se Luciano Juba. Destaque do time em 2023, o extremo soma 16 participações em gols. Fato que chamou atenção de várias equipes do Brasil, como Botafogo, Bahia, Vasco e Cruzeiro. Além de equipes de fora do país. Mesmo “voando”, o atleta passa por uma indefinição sobre o seu futuro, já que seu contrato encerra em agosto.

Em entrevista coletiva após à vitória sobre o Sergipe, o técnico Enderson Moreira foi questionado sobre o favoritismo rubro-negro para o confronto.

“O favoritismo entre dois grandes rivais, ele praticamente inexiste, apesar de ter classificações e pontuações bem diferentes. Por isso é um Clássico. Eu já cansei de ver Clássico quando um time está em um momento melhor, o outro em um pior, e tem um revés. A nossa preparação é para um jogo extremamente difícil”, afirmou.

“É um equipe tem que feito bons jogos, o Santa Cruz tem conquistado bons resultados, as vezes escapa por ou outro detalhe, mas o nosso respeito é enorme. Nós sabemos que é um Clássico, e que precisa ser disputado com muita concentração e energia”, completou.

O lateral-esquerdo Igor Cariús, que vem sendo um dos destaques do Leão em 2023 também fez projeções para o Clássico.

“O Santa Cruz vem fazendo bons jogos, sabemos que é clássico, definido em detalhes. E que esses detalhes possam estar a nosso favor para que possamos sair com os três pontos, que são muito importantes”, afirmou.

“Do primeiro ao último minuto a nossa torcida vai estar nos apoiando, incentivando. Eles vêm nos ajudando muito, jogando junto, nos empurraram para a vitória quando estávamos com um a menos (contra o Sergipe)”, completou.

Se Enderson Moreira não promover mudanças, o Leão deve entrar em campo com: Renan; Eduardo, Rafael Thyere, Sabino e Igor Cariús; Fabinho, Ronaldo Henrique e Jorginho; Facundo Labandeira (Edinho), Vagner Love e Luciano Juba. O time não tem desfalques para o Clássico das Multidões.

Como chega o Santa Cruz para o Clássico das Multidões?

Envolto em uma maratona de jogos decisivos, o Santa Cruz chega para enfrentar o Sport após uma derrota doída que complicou o time na Copa do Nordeste. Além disso, o confronto contra o Ferroviário ainda pode gerar um desfalque importante para o time coral diante dos rivais.

Após sentir dores na coxa, o volante Daniel Pereira, que havia voltado do departamento médico contra o Sampaio Corrêa, deve desfalcar o Tricolor contra o Leão. O jogador participou de parte do treinamento da última sexta-feira, mas seguia com dores e fazendo tratamento com gelo.

Caso não possa jogar, o atleta deverá ser substituído por Baraka ou Anderson Paulista, uma vez que João Erick, seu substituto imediato, não poderá atuar, pois está suspenso devido à expulsão contra o Retrô.

Quem pode atuar é o recém-contratado Chiquinho. Oficializado na última sexta-feira, o meia de 33 anos teve seu nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) e como está com ritmo de jogo, pois estava atuando regularmente pelo Ipatinga, no Campeonato Mineiro.

Chiquinho pode atuar pelo Santa Cruz no Clássico das Multidões
Recém-chegado, Chiquinho pode atuar pelo Santa Cruz no Clássico das Multidões – Foto: Evelyn Victoria/SCFC

“É um jogo que para nós tem mais importância do que ser apenas um clássico, pois precisamos da vitória para nos mantermos vivos na tabela. Sabemos da importância para que consigamos o nosso objetivo que vem sendo frisado desde o início da temporada, que é ficar entre os dois (primeiros)”, disse o volante Arthur Santos.

Estamos em sétimo e, portanto, muito longe do objetivo, por isso, precisamos fazer um jogo muito consistente, muito equilibrado, para que possamos chutar em gol, errar menos e converter as chances para conquistarmos o melhor resultado para nós”, salientou o meio-campista.

Atualmente, o Santa Cruz ocupa a sétima posição, com 12 pontos ganhos em 8 jogos disputados. Assim, além de estar fora da zona dos times que avançam para as quartas de final, a Cobra Coral ainda precisa ultrapassar, ao menos, Central, Salgueiro e Petrolina, clubes que estão aptos a conquistar uma das vagas na Série D pelo estado e que estão à frente do tricolor na classificação.

Sport x Santa Cruz: um embate e vários adiamentos

O primeiro adiamento aconteceu pela quarta rodada da Copa do Nordeste. O duelo, inicialmente previsto para acontecer no dia 17 de fevereiro, às 19h, na Ilha do Retiro, e foi alterado por conta do choque com a abertura do Carnaval do Recife.

Após quase um mês de adiamento, o Sport x Santa Cruz acabou sendo marcado para o dia 18 de março, às 17h30. Fato que deixou os dois confrontos em fins de semana consecutivos, já que o Clássico das Multidões pelo Campeonato Pernambucano, válido pela 11ª rodada do Estadual, também na Ilha do Retiro, será às 16h30, neste sábado (11).

Clássico das Multidões com torcida visitante

Outro ponto que coloca ainda mais molho neste clássico do sábado é o retorno das torcidas visitantes em clássicos estaduais. Em 30 de janeiro, a governadora Raquel Lyra assinou um decreto em que impedia a presença de visitantes em confrontos entre Náutico, Santa Cruz e Sport, além de torcidas de rivais estaduais em jogos pela Copa do Nordeste.

Contudo, na última quinta-feira, a decisão acabou revista e foi derrubada. Portanto, após três anos, Sport e Santa Cruz atuarão com direito a duas torcidas presentes na realização do clássico.

Clássico das Multidões
Torcida do Santa Cruz apoiou o time em último treino antes de Clássico das Multidões – Foto: Evelyn Victoria/SCFC

Visitantes, os jogadores corais classificaram essa presença da torcida tricolor como de suma importância para que o time do Santa Cruz tenha ainda mais motivação para bater o rival e subir na tabela do Estadual.

“É muito importante. Nossa torcida está sempre nos apoiando, sempre nos empurrando, nos dando força. Em um clássico, ter a oportunidade de ter eles conosco na casa do adversário nos motiva ainda mais para que possamos fazer um grande jogo”, apontou o volante Arthur.

Vale lembrar que os dois rivais se reencontram na Ilha do Retiro no próximo sábado (18), dessa vez pela Copa do Nordeste. Donos da casa, o Sport não pôde contar com sua torcida como visitante, quando enfrentou o Náutico, nos Aflitos, pelo Estadual e pela Copa do Nordeste.

Posts

Blog de Cassio: Oca, a medida de torcida única cai em Pernambuco após “período experimental”

SUPERQUARTA – OS JOGOS DE SPORT, BAHIA, SANTA CRUZ E VITÓRIA/CEARÁ – Clássico das Multidões

COMENTE

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

TRENDING