publicidade

Bola parada vira arma perigosa do Náutico na temporada; veja raio-x

Náutico, Copa do Brasil, Copa do Nordeste, PE, Pernambucano, Série C, Últimas

Por Lucas Holanda

Por Lucas Holanda

Postado dia 14 de março de 2023

Dos 26 gols marcados pelo Náutico até aqui em 2023, 10 deles foram originados de bola parada. Ou seja, 38% dos tentos alvirrubros saíram a partir de cobranças de falta, escanteios ou pênalti. Uma arma que estava ‘adormecida’, mas que passou a ser fundamental para o Timbu – sobretudo no recorte dos últimos cinco jogos.

Contra o Salgueiro, no último domingo, o Náutico abriu o placar justamente em uma jogada de bola parada. Após escanteio cobrado pelo lateral-direito Diego Ferreira, o zagueiro Anilson apareceu no primeiro pau para subir mais alto, cabecear e fazer o gol. Em entrevista coletiva, Dado destacou a evolução da sua equipe neste quesito.

“Vou até falar abertamente. É até contraditório essa condição atual, porque se tinha uma coisa que eu falava para os meus jogadores que a gente precisava evoluir era nas bolas paradas – defensivas e ofensivas. E eu brincava com os caras dizendo: ‘a gente não está tocando nem na bola, precisamos mudar muito a nossa composição’. Investi um pouco mais de tempo em treinamento para termos uma bola padrão, ou seja, no direcionamento da bola, e uma entrada padrão, que é o direcionamento dos jogadores na entrada”, explicou Dado.


Dado Cavalcanti_Náutico_2023
Foto: Tiago Caldas/CNC

O treinador, inclusive, admitiu que a sua equipe passou a ter mais confiança com o recurso a partir do jogo ante o Vitória, onde o Timbu venceu com três gols originados de bola parada. Prova disso é que, desde a partida ante o Leão do Barradão, foram cinco partidas disputadas e quatro gols de bola parada no recorte.

“E a chave começou a mudar no jogo contra o Vitória. E a gente já consegue ter uma conexão muito clara do Souza com o Victor Ferraz. Embora não pareça, um dos caras mais importantes da nossa bola aérea é o Victor Ferraz. Não tem estatura, não tem força, não tem o gestual de cabeceio, mas tem o tempo preciso. Encontramos o tempo certo de bolas de primeiro pau do Souza no Victor, tanto em faltas laterais quanto em escanteios”, pontuou o treinador.

“Isso tem beneficiado a todos os jogadores. A confiança eleva mais a qualidade. Entendo que a gente realmente evoluiu, era algo que eu cobrei e trabalhamos um pouco. Abriu-se uma porta. Um gol fez com que a gente ganhasse um pouquinho mais de confiança e tivesse um entendimento melhor em relação a essas bolas lançadas na área, o que nos trouxe mais força e confiança para agredir essa bola”, finalizou Dado.

Um dos principais nomes do Náutico na bola parada, claro, é o do meio-campista Souza. Dos dez gols originados deste recurso na temporada, o atleta participou de sete – balançou as redes duas vezes, mas contribuiu com assistências ou com a cobrança que deu início ao tento.

Souza marcou o gol do Náutico na partida
Foto: Tiago Caldas/CNC

Os gols do Náutico originados de bola parada

  • Náutico 2×0 Belo Jardim – no primeiro gol, Souza cobra falta, o goleiro dá rebote, Jean Mangabeira escora e Matheus Carvalho completa
  • Retrô 1×1 Náutico – Souza marca de pênalti
  • Náutico 2×2 CRB – Souza marca em cobrança de falta
  • Vitória 2×3 Náutico – No primeiro gol, Kayon cobra escanteio para Jean Mangabeira marcar de cabeça. No segundo gol, Souza cobra falta e o defensor do Vitória faz contra. Por fim, no terceiro Souza cobra falta na cabeça de Victor Ferraz, que não desperdiça
  • Fortaleza 2×1 Náutico – Jael marca de pênalti
  • São Bernardo 0x1 Náutico – Souza cobra falta para Denílson desviar e fazer o gol da classificação
  • Náutico 2×1 Vila Nova – no segundo gol do Náutico, Souza cobra escanteio, há um bate rebate na área e a bola sobra para Nathan, que finaliza e faz o tento da classificação
  • Náutico 2×0 Salgueiro – o Timbu abre o placar com Anilson, após escanteio cobrado por Diego Ferreira
Posts
A classificação do Pernambucano 2023 após a 11ª rodada; Sport já na semifinal

COMENTE

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

TRENDING